terça, 20 de outubro de 2020

Música e oficinas são atrações do ‘Arte na Rede’ em Niterói

Gabriel Amorim fará oficina sobre técnicas de grafite. Foto: Divulgação

Considerando as medidas implementadas pela prefeitura de Niterói de isolamento social, a fim de evitar a disseminação do Covid-19, a Secretaria das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói desenvolveram o projeto “Arte na Rede”, que leva, por meio das redes sociais ‘Cultura Niterói’ apresentações artísticas virtuais. Nesta semana, estão programadas diversas atrações para todas as idades.

Quarta-feira

Na quarta-feira (13), às 9h, Cristiano Araújo Silva convida para uma Meditação Guiada com SoundHealing. Instrutor de Yoga e terapeuta Cristiano se envolveu com a música desde criança e através de esportes e exercícios respiratórios foi levado à prática de Yoga. Em 2017, se tornou instrutor de Yoga mergulhando nas práticas e estudando música meditativa étnico-cultural.

Às 11h, o percussionista e compositor Chico Batera comenta, acompanhado de uma marimba, vídeos com canções interpretadas ao vivo pelo trio formado por ele, Marcos Nimrichter, ao piano, e Jefferson Lescowich, no baixo. Carioca de Madureira, Batera teve seu primeiro contato com a percussão no Império Serrano. Aos 17 anos tornou-se músico profissional, tocando nos shows de Carlos Machado e no famoso Beco das Garrafas, berço da Bossa Nova.

O “Fantástico Mundo do Circo” é o tema da apresentação de Valéria Martins fará às 15h. Tudo começa com um aquecimento rápido no corpo, convidando quem está do outro lado a participar dos exercícios de yoga e acrobacia de circo. Depois cria possibilidades para as pessoas experimentarem o Fantástico Mundo do Circo usando objetos de casa.

Já separa aí: tapetinho de yoga ou toalha, um cabo (que pode ser uma vassoura ou um rodo) e uma almofada. A Val traz todas as dicas para as pessoas se sentirem capazes de fazer os desafios circenses em nível iniciante e intermediário.

Quinta-feira

A agenda da quinta-feira (14), começa às 11h com os “Olhares de Niterói” produzidos pelo fotógrafo Aporé de Paula. Profissional com mais de 10 anos de experiência, Aporé teve suas imagens expostas no Parque da Cidade no Dia Internacional do Meio Ambiente e foi contemplado no projeto Niterói Além da Ponte, que levou suas imagens a vários municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O contrabaixista Juliano Cândido é a atração do Arte na Rede às 15h. Residente em Niterói, Juliano já tocou com Celso Blues Boy, Rosa Marya Colin, Amelinha, Mark Lambert (Renaissance), Dalto, gravou o CD de música instrumental “Transpace”, com Paulinho Guitarra, atualmente desenvolve o trabalho “Contrabaixo em Foco”, onde explora arranjos exclusivamente pro baixo elétrico, em composições autorais e de outros artistas.

No roteiro, o artista traz “Paradiso (Juliano Candido), “Round Midnight” (Thelonious Monk), “Icarus” (Juliano Candido), “Novo Horizonte” (Juliano Candido) e “Black Bird” (Lennon e McCartney). Às 19h, Gabriel Amorim ensina técnicas de grafite.

Sexta-feira

Na sexta-feira (15), às 11h, o público do Arte na Rede vai poder conferir a beleza da arte do Pole Dance, com um toque de comédia, com a participação dos bailarinos Marcelle e Leonardo. Desde 2016, Marcelle e Leonardo se dedicam ao estudo dessa atividade artística. A veia cômica surgiu quando se preparavam para a prova do sindicato da dança (SPDRJ). A dupla pretende conquistar o seu sorriso com uma comédia leve entre dois amigos.

Às 15h, Gabriella Marinho apresenta a oficina virtual de introdução à cerâmica: “argila, sustentabilidade e ancestralidade”. Gabriella é ceramista, moradora do bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, tem graduação em Comunicação Social e especialização em Literaturas Africanas.

Sua oficina aborda o contraponto entre tecnologia ancestral, industrialização e padronização de feituras que corriqueiramente perdem traços identitários e culturais. Fala também da importância que o manuseio do barro tem na história como a cerâmica se torna algo essencial para o cotidiano da humanidade.

Sábado

A programação do sábado (16), começa às 11h com “Brincando de Ballet”, apresentação de Juliana Carneiro. Ainda no sábado, às 15h, o projeto apresenta o podcast “A volta ao dia em 80 mundos”, uma parceria entre a contadora de histórias Thatiana Verthein e o cineasta Matheus Bizarrias. O espetáculo leva o público a lugares mágicos onde tudo é possível. Dando asas à imaginação, tudo é possível, já que todos são feitos de histórias.

Às 19h, Rayssa Dias nos convida para uma oficina com técnicas de trançar. A trança possui a tradição e a representatividade afro-brasileira, algo que vai muito além do que somente estética. Rayssa em sua oficina apresenta três tipos de técnicas e penteados trançados: A trança simples esse tipo permite explorar muitos estilos . Trança embutida um penteado no qual serve para diversas ocasiões. A Trança nagô são aquelas feitas bem rente à raiz do cabelo.

Domingo

Para fechar a semana, no domingo (17), Valéria Gomes apresenta, às 11h, uma oficina de cavaquinho. Valéria propõe uma aula para iniciantes de cavaquinho aos moldes do Grupo Cultural EducaSamba, ensinando exercícios de técnica, batida de samba e principais sequências harmônicas. O objetivo é trazer o jovem para o mundo do samba e divulgar o grupo que tem uma Escola de Samba dentro da ETE Henrique Lage, no Barreto. Valéria é bacharel em Violão pela UFRJ, mestre em Musicologia e doutoranda pela UniRio. É profissional atuante no cenário musical da cidade de Niterói, onde vive, atuando em teatros e centros culturais, como violonista, cavaquinista e guitarrista.

Às 17h, Rosa Miranda nos brinda com um “Curta na Quarentena”. O projeto é um podcast sobre curtas-metragens realizados por pessoas negras no Brasil com o intuito de divulgar esses profissionais e suas obras, sem contar as histórias do filme. Neste quadro, chamado Dicas da Rosa, a cineasta indica 5 filmes curta-metragens disponíveis online. Rosa Miranda é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde pesquisa o cinema feito por mulheres negras brasileiras.

Publicado às 15h30

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *