Entretenimento

Niterói Cidade do Audiovisual comemora conquistas

Lançado há um ano, em cerimônia no Reserva Cultural, o programa que visa transformar Niterói em referência para o setor audiovisual brasileiro já apresenta resultados significativos. Na próxima quinta-feira, 27 de setembro, no MAC serão recebidos os contemplados no Edital de Fomento ao Audiovisual, lançado em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Entre mais de 300 inscritos, 39 projetos foram selecionados para receber recursos que somam cerca de 6 milhões de reais. Entre os vencedores, 51,7% são afrodescendentes, enquanto as mulheres somam 31,8%. Como previsto, diversas linhas de ação foram contempladas, de maneira a fomentar o setor audiovisual de modo abrangente, da realização de filmes até a pesquisa, passando pela produção para televisão e outros meios e realização de festivais, entre outros.

Mas nesses últimos 12 meses outras ações importantes impulsionaram o programa Niterói Cidade do Audiovisual, como o lançamento da Niterói Film Commission, em Los Angeles. Entre outras funções a entidade pretende ampliar a competitividade de Niterói como destino de filmagem de produções nacionais e internacionais, reforçar o protagonismo da cidade na vanguarda de novas tecnologias, tendências e necessidades do mercado.

Entre as várias ações desenvolvidas nos últimos meses, merece destaque o início das obras do auditório multiuso do Museu do Cinema Brasileiro (previsto para inaugurar no primeiro semestre de 2019); o convênio com o Departamento de Cinema e Vídeo da UFF para ações de Formação, Preservação e Memória do Audiovisual no valor de 300 mil reais; e a conquista do Prêmio Lidera Rio do Sebrae como melhor projeto no Eixo Diversificação da Matriz Econômica. Apenas alguns destaques desse projeto cujo sucesso influenciará outros setores da economia do município, como o turismo, gerando emprego e renda em diversos setores, além da cultura.

< Joaquim Roriz, ex-governador do Distrito Federal, morre em Brasília Capoeira no Teatro Popular <