Entretenimento

Niterói libera música ao vivo a partir desta quarta

Apesar disso, medidas de prevenção devem ser seguidas. Foto: Pixabay

A Prefeitura de Niterói liberou, nesta quarta-feira (23), que espaços privados tenham apresentações de música ao vivo. A medida foi publicada no Diário Oficial do município.

De acordo com a publicação, a autorização dura até o dia 11 de julho, e a atividade pode perdurar pelo período máximo de três horas; entre 11h e 22h, com exceção das sextas-feiras, em que o horário poderá ser estendido até as 23h.

No entanto, segue proibida a abertura de espaço específico para pista de dança, sendo permitido
que o público dance apenas no local em que está consumindo, evitando a ocupação dos corredores ou a circulação em outras mesas.

Outras medidas de prevenção obrigatória também devem ser seguidas, como: uso de máscara de proteção facial nos recintos coletivos, somente podendo ser retiradas pelos músicos e cantores, e exclusivamente nos momentos de hidratação e canto; higienização de instrumentos e equipamentos que forem compartilhados; distanciamento interpessoal obrigatório de 2,0 metros em espaços fechados e de 1,5 metro para os espaços abertos, inclusive entre os músicos; para a disposição da banda em palco ou espaço reservado específico orienta-se distância mínima de 2,0 metros do público, ou da primeira fila de mesas.

Além disso, na presença de quaisquer sintomas no músico ou pessoal de apoio, como temperatura acima de 37,2° ou quaisquer sintomas de gripe ou resfriado, a pessoa não poderá tomar parte na atividade, e deverá ser encaminhada a atendimento médico. Caso teste positivo para Covid-19, ou esteja apresentando síndrome gripal, deve seguir a orientação de isolamento domiciliar de 14 dias a contar do início dos sintomas.

Já os profissionais envolvidos na atividade de música ao vivo deverão observar as seguintes medidas de proteção individual: evitar o compartilhamento de instrumentos e equipamentos durante apresentação, especialmente microfones e instrumentos de sopro, os instrumentos e equipamentos que forem divididos devem ser higienizados com álcool 70%, ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, após cada uso; desinfecção das mãos por álcool 70% ou lavagem com água e sabão durante o período de permanência; evitar o apoio de instrumentos ou outros objetos de palco, principalmente garrafas e copos, no chão ou em outra superfície que não estiver higienizada.

< Idosa assassinada em Saquarema não sofreu violência sexual, aponta laudo Baleia Jubarte é encontrada morta em Itaipuaçu <