Política

Niterói vai ficar mais azul em celebração ao autismo

O azul vai tomar conta do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e da Câmara Municipal de Niterói a partir desta terça-feira (2). Ambos vão receber iluminação especial com a cor que representa o autismo, abrindo a celebração pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Rio de Janeiro - 8ª Caminhada do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, promovida pelo Grupo Mundo Azul, no Leblon, zona sul da cidade. (Foto/Divulgação: Agência Brasil)

No próximo dia 7, às 9h, será realizada a Caminhada mais Azul, com concentração na Praia de Icaraí, em frente à Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF). No dia 25 de abril haverá uma sessão solene na Câmara Municipal de Niterói, às 9 horas, e no dia 27 de abril acontece uma visita guiada no Museu de Arte Contemporânea, das 14hrs às 19 hrs.

Tecnologia e sociedade

A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o tema central do Dia Mundial de Conscientização do Autismo: “Tecnologias assistivas, participação ativa”. O texto de lançamento da ONU argumenta que “para muitas pessoas no espectro do autismo, o acesso a tecnologias assistenciais a preços acessíveis é um pré-requisito para poder exercer seus direitos humanos básicos e participar plenamente da vida de suas comunidades e, assim, contribuir para a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A tecnologia assistiva pode reduzir ou eliminar as barreiras à sua participação em igualdade com as demais”.

O tema diz respeito ao uso dessas ferramentas tecnológicas para auxiliar o dia a dia, mas também para que possam proporcionar voz aos autistas — às vezes, até mesmo literalmente, como para pessoas não verbais, que dependem de equipamentos para se comunicarem e, consequentemente, possam participar de forma mais efetiva da sociedade.

< Ex-treinador da seleção brasileira de ginástica é banido do esporte PM é assaltado e agredido na Avenida do Contorno <