Entretenimento

Oficina de percussão e danças regionais brasileiras no Museu Janete Costa

O grupo musical percussivo Cocairé vai promover uma oficina de percussão e danças regionais brasileiras, no Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói. A oficina, gratuita e aberta ao público, será realizada durante todo o ano, sempre aos sábados, das 14h às 18h, até o mês de dezembro.

As aulas, que também serão ensaios abertos, vão passear por ritmos de Pernambuco, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro, como coco, maracatu, bumba-meu-boi, samba de roda, jongo, entre outros, e tem como um dos objetivos formar o primeiro bloco carnavalesco regional de Niterói.

Grupo que mistura tambores regionais afro-brasileiros à sonoridade da capoeira, com influências das culturas indígenas e urbanas, o Cocairé trabalha com composições próprias, através de instrumentos de percussão artesanais e figurinos originais, realizando, em toques e cantos, a fusão de ritmos regionais.

Cocairé deriva da combinação de COco, CApoeira e boi de PindaRÉ. São zabumbas, caixas, congas, atabaques, berimbaus, pandeirões, matracas, agogôs, maracás, pandeiros e instrumentos reciclados, fundindo-se em uma experiência sonora única. As vozes trazem a poesia e o sentimento do Brasil dos que lutam, resistem, oram, amam e dançam. Com foco nos ritmos das manifestações populares, a oficina é embasada por estudos, pesquisas e vivências.

SERVIÇO:
COCAIRÉ - oficina de percussão e danças regionais brasileiras
Data: sábados, até dezembro de 2018
Horário: 14h às 18h
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 178-182, Boa Viagem - Niterói
Classificação: livre
Informações: (21) 2705-3929

< Projeto Criolice no Municipal de Niterói Boa Vista, em Maricá, recebe pavimentação <