domingo, 24 de janeiro de 2021

Parque da Catacumba é reaberto no Rio

Foto: Divulgação

O Parque Natural Municipal da Catacumba, localizado em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas, na Av. Epitácio Pessoa, no Rio, foi reaberto depois de seis meses de obras.

A área passou por completa reforma que incluiu o restauro das 32 esculturas em exposição permanente no parque, troca de todo o mobiliário, revitalização do paisagismo, impermeabilização do telhado e recuperação da fachada da sede, modernização do parque infantil e criação de uma academia para a terceira idade, além de novas placas de sinalização do parque.

O trabalho de restauro das esculturas permitiu reconstituir parte das obras danificadas com trincas e fissuras devido à oxidação. Foram usadas próteses e argamassas compatíveis com o mesmo material usado originalmente pelos autores das obras.

Em relação ao novo mobiliário, 39 bancos foram instalados perto das esculturas para facilitar a contemplação. Além disso, todas as obras terão placas de identificação com QR Code, para que o visitante conheça mais sobre a peça e seu autor.

A nova sinalização do parque, feita sobre placas de PVC fixadas em totens de concreto, indica o caminho da trilha e informa em 15 pontos a distância percorrida, o que falta até o fim e a altitude no ponto sinalizado.

O paisagismo também foi contemplado na revitalização do parque, que tem uma área de 26,5 hectares com dois mirantes, cinco praças de apreciação da natureza, observatório de pássaros e área para a prática de tirolesa e arvorismo.

A trilha leva aos mirantes do Sacopã e da Pedra do Urubu, com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Pedra da Gávea e o Corcovado.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *