sexta, 18 de setembro de 2020

‘Presente de Iemanjá’ chega a 11ª edição neste domingo, em SG

Evento acontece neste domingo na Praia das Pedrinhas. Foto: Divulgação/Ascom São Gonçalo

Agora Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religioso de São Gonçalo, o “Presente de Iemanjá” chega a sua 11ª edição neste ano. O evento, realizado na Praia das Pedrinhas, Boa Vista, acontece neste domingo (9) e cerca de 2 mil pessoas são esperadas.

As festividades começam com o tradicional “Xirê” para Iemanjá, que acontece pela manhã, seguido pelo cortejo e entrega dos presentes nos tradicionais barcos de oferendas. Diversas apresentações culturais serão realizadas ao longo do dia.

Para Mãe Márcia D`Oxum, idealizadora e produtora da iniciativa, o histórico de luta dos grupos para preservar a cultura afro religiosa expressa a importância do projeto.

“Esse projeto que transformou o Presente de Iemanjá em Patrimônio Público, criado no município pelo vereador Alexandre Gomes, é sem dúvidas um marco para o movimento em São Gonçalo. É importante também agradecer pelo apoio contínuo do prefeito, que nos auxilia todo ano com as festividades. A maior marca do evento é a promoção da conscientização ecológica e do compromisso com a natureza que possuímos, bem como oferecemos o convívio com as riquezas culturais, filosóficas e religiosas, das quais herdamos honrados de nossos ancestrais”, afirma Mãe Márcia.

Para o prefeito José Luiz Nanci, o Presente de Iemanjá é uma celebração de fé, respeito e paz.”Nós estamos aqui de coração aberto pois nós somos todos irmãos. O que importa é a nossa fé. Nós sabemos que os povos de matrizes africanas são muito perseguidos, infelizmente. Isso não é acreditar em Deus, pois quem acredita em Deus, acredita e respeita todas as religiões. Nós temos que respeitar a fé das pessoas que pedem a paz. Eu estou aqui para também pedir a paz. A paz para o Rio de Janeiro, a paz para o Brasil, a paz para a nossa São Gonçalo. Nós somos todos irmãos e precisamos respeitar o direito de cada pessoa e amar mais uns aos outros”, reiterou o prefeito.

O “Presente de Iemanjá” é realizado pela Comissão de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, liderada pela Mãe Márcia D`Oxum, e tem apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Fundação de Artes de São Gonçalo. Embora o dia de Iemanjá seja comemorado no dia 2 de fevereiro, no território gonçalense, o Presente de Iemanjá é realizado em um domingo após o dia da “Rainha do Mar”. De acordo com os organizadores, isto propicia que um maior número de devotos possa estar presente ao evento.

Confira a programação:

8h – Xirê para Iemanjá
9h30 – Entrega do Presente de Iemanjá
10h – Entrega da Menção Honrosa
11h30 – Afoxé Orun Mila, Raízes Africanas e Tuala Bumoxi
13h – Batalha de Passinho
13h15 – Roda de Capoeira
13h40 – Intervenção Cultural
13h55 – Bloco dos Marrecos
14h30 – Apresentação da Porto da Pedra
15h – Roda de Samba Amigos do Pitty
16h – Seu Ivo
16h40 – Danilo Dourado

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *