Entretenimento

Pressão por posicionamento político coloca em xeque artistas e influenciadores

Os conflitos políticos no Brasil e o aumento de mortes em decorrência da Covid-19 está provocando um verdadeiro racha entre artistas e influenciados. Uma semana após a Motociata, com participação presidente Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro, uma manifestação aconteceu neste final de semana, contrária a medidas do atual governo. Os protestos contam com diferentes artistas nas ruas e pela internet.

Entendemos que o universo das celebridades costuma sempre ficar dividido, apesar de muitos se posicionarem, outros preferem se manter resguardados por medo de sofrer represálias por parte dos seguidores e 'cancelados' por falta de posicionamento.

Acontece que a própria classe artística começa a cobrar maior engajamento de colegas, relacionado a questões políticas. Um vídeo de um dos influenciadores com maior destaque no país, Felipe Neto, publicado no segundo semestre do ano passado, já tratava da questão.

"Depois que Bolsonaro assumiu, começou a vir um monte de escândalo. Todas as questões envolvendo Queiroz, envolvendo caixa dois, envolvendo investigações da Polícia Federal, fake news, e o pessoal foi ficando calado. Cantores, artistas, grandes youtubers, grandes instagramers. Calados! Só que aí acabou a tolerância. O momento de rompimento da tolerância, o momento que não dá mais, foi o momento em que Bolsonaro começou a ameaçar o STF e o Congresso Nacional. Estamos oficialmente contra um regime fascista. E quem se cala perante ao fascismo é fascista"

https://twitter.com/felipeneto/status/1259149884629925890
Felipe Neto se posiciona e cobra posicionamento de artistas. Reprodução: Rede Social

Meses após o pronunciamento, artistas têm se posicionado: Renata Sorrah, Maria Ribeiro, Mônica Martelli, Samantha Schmutz e Júlia Lemmertz estão entre as personalidades.

https://twitter.com/ErikakHilton/status/1398661195289219073
Renata Sorrah pede a saída de Bolsonaro. Reprodução: Rede Social
https://www.instagram.com/p/CPdfd8shh0g/
Maria Ribeiro presta sua homenagem ao ator Paulo Gustavo. Reprodução: Rede Social

Mônica Martelli, foi às ruas com um cartaz homenageando também o artista Paulo Gustavo e em suas redes sociais disse: "Eu, Mônica Martelli, filha, mãe, profissional e CIDADÃ, precisava estar aqui hoje. Ao lado dessa mulher, minha mãe, que a vida toda me levou pra rua, pra gritar pelo que eu acredito. Eu precisava lutar e vou lutar até onde puder."

https://www.instagram.com/p/CPeF8ThDd-P/
Mônica Martelli foi às ruas visivelmente emocionada. Reprodução: Rede Social

A atriz Samantha Schmutz também se posicionou contra o atual governo e relembrou a quantidade de mortos pela Covid-19.

https://www.instagram.com/p/CPeEmE4J2rl/
Samantha Schmutz também foi às ruas. Reprodução: Redes Sociais

Já atriz Júlia Lemmertz compartilhou um vídeo em suas redes sociais com a legenda: "Dados do ato #29MForaBolsonaro. Atos presenciais: 213 Cidades no Brasil, 14 Cidades no Exterior + 420 mil pessoas. Twitter: #29MForaBolsonaro, 202 mil participantes 1.828.048 postagens e 841 mil RTs."

https://www.instagram.com/p/CPeiZb1jVxt/
Atriz Júlia Lemmertz compartilhou um vídeo da multidão. Reprodução: Redes Sociais.

A apresentadora do 'Mais Você, exibido pelo Rede Globo, Ana Maria Braga, quebrou o sigilo e começou a se posicionar contra o atual governo.

"Seu comércio está fechado, por falta de vacina; A economia está quebrando, por falta de vacina; A escola do seu filho está fechada, por falta de vacina;
Sua vida não volta ao normal, por falta de vacina. E adivinha quem recusou 14 ofertas de vacina?"

Ana Maria Braga, em seu perfil pelas redes sociais

No entanto, ainda tem artistas preferindo o silêncio. Tendo como princípio, o medo, ou se calam, como a cantora Ivete Sangalo, ou até mesmo somem das redes sociais, como a cantora sertaneja Marília Mendonça.

Mas, existem os que fazem questão de demonstrar seu apoio ao atual presidente, neste caso, a maioria da classe sertaneja, como o cantor Zezé Di Camargo, Gusttavo Lima, Naiara Azevedo, Sorocaba e Eduardo Costa.

Zezé Di Camargo chegou a defender o presidente no ano passado, dizendo que era impressionante o que estão fazendo com ele e afirma que votaria em Bolsonaro novamente.

"Impressionante o que estão fazendo com Bolsonaro. Votei nele na eleição passada e votaria de novo. Discordo da maneira como ele se comunica. É um cara chucro, mas muito verdadeiro"

Zezé Di Camargo

Os cantores, Naiara Azevedo e Sorocaba participaram de uma reunião com o presidente em Brasília e foram fotografados em meio a aglomeração ao lado de políticos. Após serem duramente criticados, os artistas se pronunciaram.

"Naiara Azevedo foi a Brasília em defesa da classe artística e de todos que fazem arte e cultura em nosso país. Ela deseja que a vacina chegue logo à todas as famílias brasileiras"

Assessoria de Naiara Azevedo

"Esse encontro foi apolítico. A gente foi única e exclusivamente para falar sobre o setor de entretenimento"

Sorocaba

Taví Moura é antenado no que acontece com os famosos e nas principais polêmicas. Ele revela os bastidores da fama, além das novidades do entretenimento.

< Doação de sangue no Teatro Municipal de São Gonçalo 'Queria que você ouvisse', Whindersson mostra música que fez para o filho <