Novela

Renascer de volta: relembre as polêmicas que chocaram o Brasil

Remake será reexibido após sucesso de três décadas

'Renascer' estreia na noite desta segunda-feira (22)
'Renascer' estreia na noite desta segunda-feira (22) |  Foto: Divulgação/Globo

O remake da novela "Renascer" estreia na tela da TV Globo nesta segunda-feira (22), trazendo de volta o sucesso de 31 anos atrás, de Benedito Ruy Barbosa, como a saga de José Inocêncio com as disputas por terra em Ilhéus, na Bahia.

Também tem as plantações de cacau, relações conturbadas, principalmente entre pai e filho, e claro, muita paixão. A trama conta com atores como Marcos Palmeira, Juan Paiva, Juliana Paes, Sophie Charlotte, Vladimir Brichta e Humberto Carrão, entre outros.

A obra escrita por Ruy Barbosa, em 1993, e que fez história na dramaturgia brasileira, foi reescrita pelo seu neto, Bruno Luperi, que assim como "Pantanal", tenta fazer sucesso novamente com o novo folhetim.

Segundo o escritor, o remake que será exibido a partir desta segunda, levantará assuntos e questões que, na época, geraram polêmicas, como sendo uma das primeiras a abordar temas em relação a orientação sexual. Além disso, ele conta que o trama lhe dá "muitas memórias" e que foi um "trabalho muito difícil".

"Esse trabalho desperta muitas lembranças e memórias. É um trabalho muito difícil, mexer num clássico, ainda mais do meu avô, graças a Deus, vivo. Espero que tanto público quanto ele, quanto todo mundo que participou da primeira versão, que foi um sucesso, se sinta homenageado e que a gente honre o legado deles", disse Luperi, em entrevista à revista 'Veja'.

Ainda de acordo com o escritor, a reconstituição promete ser fidedigna e emblemática. Além disso, Luperi destaca também que a trama irá abordar temas que há 30 anos atrás não eram discutidos.
Essa é uma versão renascida de Renascer. Ela preserva a trama central, o que é essencial, o espírito dessa obra, mas aquilo que é necessário ser repaginado está sendo retrabalhado à luz de um novo tempo, criando novas discussões. Existe a diversidade que a novela precisa ter, de assuntos, com novas pautas que há 30 anos não existiam, bem como novas reflexões sobre temas antigos" Bruno Luperi, escritor

Temas polêmicos

O assunto contado por Luperi se relaciona a personagem Buba, vivida por Maria Luísa Mendonça na primeira versão. Na época, a personagem levantou o tema da intersexualidade, chamada de hermafrodita. A sua condição sexual rara e pouco difundida na mídia gerou polêmica, já que o termo não era tão conhecido.

Na ocasião, em alguns debates, internautas chegaram a debater e questionar sobre a sua condição genética, querendo saber se de fato ela era uma mulher ou homem.

Agora, na versão do remake, ela retorna como uma mulher trans e não abordará essa questão genética, sendo interpretada pela atriz Gabriela Medeiros.

"Representar a Buba é ampliar a visão das pessoas, principalmente do público brasileiro, e mostrar esta mulher em um lugar de poder, de que ela pode estar ocupando estes espaços. E, também, estar representando mulheres como eu, uma mulher trans. Para mim, isto é um ato simbólico muito importante para os dias atuais", destacou a atriz Gabriela Medeiros.

O que é ser hermafrodita?

Hermafroditismo, que acomete Buba na primeira versão de Renascer, é uma anomalia sexual pouco conhecida que corresponde a um distúrbio fisiológico das gônadas sexuais.

Dessa forma, ao mesmo tempo, forma-se estrutura tecidual ovariana e testicular. Na maioria dos casos, o hermafroditismo possui um aspecto externo da genitália masculina, sendo que as pessoas somente revelam ser hermafroditas durante a puberdade.

Depressão

Outro tema que gerou polêmica foi em relação a personagem Mariana, que na edição de 1993 foi interpretado pela atriz Adriana Esteves. Ao longo da novela, ela se envolveu em um triângulo amoroso com José Inocêncio e João Pedro, pai e filho na trama.

Na época, isso não pegou bem entre o público e a personagem acabou sendo rejeitada. Tal "massacre" fez com que Adriana Esteves entrasse em depressão e cogitasse até encerrar a carreira.

"Sou muito ansiosa e me cuido para nunca mais passar pelo que passei no início dos anos 1990, quando sofri de depressão. Tinha 22 anos, havia acabado de gravar 'Renascer' e entendi as críticas à personagem como um massacre a mim. Demorei uns dois, três anos para sair desse processo", explicou ela para a revista 'Veja'.

Com o fim da novela, Esteves se afastou da televisão e voltou a contracenar na TV Globo somente em 1997. Durante este tempo, a atriz contou que ficou se cuidando e se preservando.

Foram os anos mais difíceis da minha vida. Sempre fico com medo quando chega um convite. Mas aí me cerco de conhecimento: vou estudar, ler, pesquisar. Aos poucos, ganho coragem e me jogo de vez Adriana Esteves, atriz

Apesar de ter passado um longo período sem falar sobre isso, hoje ela compartilha que não se incomoda mais.

"Quando veio a depressão, pela fase de não conseguir comer, de não sair da cama, de achar um sofrimento tomar banho, de engordar muito com o antidepressivo. A sensação que ficou é de ter ressuscitado", relembrou.

Estes temas polêmicos irão vir à tona na novela e prometem ser colocados para discussão junto ao público.

< Cantor Sorocaba e Biah Rodrigues serão papais de gêmeos; vídeo Medel elogia início de ano do Vasco e aguarda por reforços <