terça, 26 de janeiro de 2021

Rio em LEGO na Cidade das Artes

Entrada é gratuita. Foto: Rede Social/Cidade das Artes

A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural.

A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros.

Com quase 1 metro de altura, cerca de 30 m², mais de uma tonelada e meia e com 947 mil peças, a LEGO montou a sua maior construção já realizada para a América Latina, reproduzindo em blocos 25 ícones do Rio de Janeiro, escolhidos em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM) em 2016.

Foi a primeira vez que uma construção desse tipo demandou esforços de três equipes de diferentes fábricas da LEGO de forma simultânea, localizadas nos Estados Unidos, Dinamarca e República Tcheca. Foram necessárias mais de 50 pessoas no projeto, comandado pelos Master Builders, designers especializados na criação de esculturas com os blocos da marca.

Durante os Jogos de 2016, a maquete recebeu mais de 85 mil pessoas de diversas nacionalidades e idades, com uma grande presença de famílias inteiras, que a visitaram no Boulevard Olímpico, local onde ficou exposta.

Os 25 ícones representados na maquete de LEGO da cidade do Rio de Janeiro:

1. Cristo Redentor
2. Pão de Açúcar
3. Copacabana Palace
4. Calçadão de Copacabana
5. Arpoador
6. Calçadão de Ipanema
7. Lagoa Rodrigo de Freitas
8. Jardim Botânico
9. Floresta da Tijuca
10. Morro Dois Irmãos
11. Pedra da Gávea
12. Parque Olímpico do Rio
13. Parque Radical
14. Parque Madureira
15. Estádio Olímpico Nilton Santos (conhecido popularmente por Engenhão)
16. Igreja da Penha
17. Avenida Brasil/BRT
18. Estádio do Maracanã
19. Sambódromo da Marquês de Sapucaí
20. Praça Mauá
21. Arcos da Lapa
22. VLT
23. Aterro do Flamengo
24. Comunidade Dona Marta
25. Catedral Metropolitana

Medidas de Segurança 

Serão adotados todos os protocolos de segurança necessários ao controle da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e álcool gel, medição de temperatura e controle da quantidade de pessoas no ambiente.

A exposição fica aberta ao público de quarta à sexta de 12h às 18h, e
sábado e domingo de 10h às 17h. A entrada é gratuita.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *