quarta, 12 de maio de 2021

Show online celebra centenário de Dona Ivone Lara

Show será transmitido pelo YouTube do teatro. Foto: Teatro Rival Refit

Xande de Pilares, Dudu Nobre, Dandara Mariana, Bruno Castro e André Lara estarão juntos em um show direto do palco do Teatro Rival Refit, no Rio de Janeiro, para comemorar o centenário de Dona Ivone Lara, nesta terça-feira (13) a partir das 19h.

Em transmissão online pelo canal do teatro no YouTube, o repertório contará com sucessos da compositora e também canções nunca gravadas, que ganharam registro em EP, que será lançado no show.

O EP acompanha a chegada às plataformas digitais do “Baú da Dona Ivone”, lançado em 2012. O espetáculo terá duas horas de duração e é de graça, mas todo mundo pode colaborar, fazendo doação pelo site da Sympla.

Dona Ivone Lara fez shows memoráveis no Rival, como a comemoração dos seus 50 anos de carreira, em 1997, e o lançamento do “Baú da Dona Ivone”, em 2012.

Bruno Castro, seu parceiro e idealizador do “Baú da Dona Ivone”, garimpou algumas canções da compositora. Quatro delas são completamente inéditas: “Dois corações abrindo a manhã”, na interpretação de Maria Rita; “O
espaço pra sonhar”, com Fundo de Quintal; “15 anos após o centenário”, no dueto de Dudu Nobre e Pretinho da Serrinha; e “Já é hora”, na voz de Xande de Pilares.

“Nas escritas da vida”, lançada em 2010, volta agora em registro inédito, com Dona Ivone dividindo os vocais com Gilberto Gil. Completando a homenagem, Dandara Mariana canta “Silêncio da passarada”, feita por Bruno Castro e Ciraninho, em tributo à autora de “Sonho meu”.

As novidades em torno do “Baú da Dona Ivone” abrem as celebrações do centenário da artista, que prometem ser longas. Há uma controvérsia sobre a data de seu nascimento. Dona Ivone tem documentos que afirmam que ela nasceu em 1921 e outros que atestam que foi em 1922. A própria família da compositora, que apoia as iniciativas do “Baú da Dona Ivone”,
não tem uma definição sobre a data. Ou seja, anuncia-se um cenário de homenagens que se estenderá ao longo de 2022. .

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');