quinta, 03 de dezembro de 2020

Terror e suspense no game do niteroiense Renan Barreto

Game está sendo desenvolvido em Unreal Engine para PC. Foto: Reprodução/Hidden Shelter

Se na vida real a procura por um amigo perdido já pode ser angustiante, na realidade paralela de Hidden Shelther, essa busca se torna assustadora. Caminhar pelo vale da morte ou por dentro de uma casa para lá de mal assombrada são alguns dos desafios que o jogador precisará enfrentar no novo game de terror que está sendo desenvolvido pelo estúdio White Vortex. O jogo trabalhado em três dimensões (3D) é a nova aposta do niteroiense Renan Barreto, de 32 anos, para entrar no gênero survival horror.

Inspirado nas clássicas obras artísticas de terror, com doses de referência da série de televisão Fringe (2008), o novo game pretende manter o jogador tenso do início ao fim. Barreto conta que trouxe a experiência da autoria própria dos livros Projeto Labintho (2011), Além do Labirintho (2013) e Vernon (2014) para fazer com que o jogador, se sinta dentro do jogo.

“Temos uma casa enorme que guarda segredos obscuros, uma estrada e um caminho numa floresta. Então, tivemos que otimizar muito o que podíamos fazer para gerar uma experiência de desconforto no jogador. Hidden Shelter é um game sobre buscar um amigo perdido. Mas o legal é que o jogador está tão perdido quanto o personagem principal”, explica.

Com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2021, o game começa com a busca do protagonista Charles pelo amigo Diego, que se perdeu após um acidente de trânsito na estrada. O jogo, feito em primeira pessoa, conta a história através de cenários e pela interação entre o personagem principal com o companheiro Bernardo. O objetivo do game é encontrar o desaparecido antes que uma estranha criatura os pegue de vez.

“Estamos desenhando o jogo de maneira que o jogador possa explorar os cenários nos mínimos detalhes em busca de respostas para os mistérios que cercam o game. O que de fato aconteceu no acidente de carro? Onde está Diego, o amigo perdido? O que aconteceu na casa 421? O que é o monstro que tenta matar as pessoas que andam pelo lugar?”, questiona o idealizador.

Hidden Shelter está sendo desenvolvido em Unreal Engine para PC (computador). De acordo com o criador, o game é curto e, dependendo da velocidade do jogador, pode levar de duas a quatro horas para concluir o desafio.

Dublagem

Guilherme Vieira interpretou ‘Tonico’ na novela da TV Globo. Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Conhecido pelo papel de destaque como Tonico, o filho de Ana Francisca —interpretada pela atriz Mariana Ximenes — na novela Chocolate com Pimenta, da TV Globo, o ator Guilherme Vieira será a voz do protagonista Charles, no Hidden Shelter. Aos 27 anos e longe dos holofotes da televisão, considera a nova jornada um desafio na carreira.

“Dublar um jogo é uma nova experiência. As falas são gravadas numa ordem diferente da que o jogador vai ver no game em si. Além disso, é um exercício de interpretação novo para mim. O game possui uma história que está além das falas, então, eu só vou conhecer tudo quando sair. Fiquei muito feliz em participar do projeto e foi uma oportunidade de descobrir mais uma aptidão que tinha e, também, uma nova paixão”, revela o ator, que também é de Niterói.

Crítica

A expectativa de chegar ao mercado na janela do primeiro trimestre de 2021 é positiva. Para o aficionado pelo mundo geek e colunista do Plantão Enfoco, Jonny Sales, é muito interessante a aventura de um game, produzido por criadores brasileiros, dentro do gênero survival horror.

“Claro que o trailer não vai revelar muita coisa, se o que está na casa e o que fez o amigo desaparecer é humano ou sobrenatural, se é tudo psicológico ou de fato está acontecendo, porque tudo isso faz parte do suspense e dos sustos que o jogador vai tomar, mas será uma ótima surpresa encontrar marcas do Brasil nele. É um gênero que costuma fazer sucesso e se tiver elementos brasileiros como diferencial, creio que vai chamar atenção do pessoal”

Assista ao trailer

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *