quinta, 22 de outubro de 2020

Tudo pronto para os desfiles das escolas de samba no Centro de Maricá

Carros alegóricos já estão na Passarela do Samba de Maricá. Foto: Wallace Rosa

Após uma pausa de 12 anos, a Passarela do Samba Adélia Breve de Marins, no Centro de Maricá, volta a ser palco dos desfiles das escolas de samba do município na noite deste sábado (29) pós-Carnaval. Integrantes de quatro agremiações já estão ansiosos e preparados para brilharem na Rua Abreu Rangel. A concentração começou às 21h e atrai um grande público, apesar do tempo chuvoso.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Camisa Azul e Branco será a primeira escola a pisar na avenida, a partir das 22h, com o enredo “Maricá Berço da Paz Portal do Progresso”. Cada agremiação terá cerca de 60 minutos para apresentar o enredo, segundo os organizadores do evento.

“É a nossa primeira vez no carnaval de Maricá. Fizemos muitos ensaios nos últimos meses. Todos muito bem organizados em uma quadra aqui da região. Estamos representando a ala dos índios. São cerca de 20 pessoas. É muito emocionante estar aqui. Vamos dar tudo da gente, apesar do frio e chuva”, contou a estudante Keila Matos, de 18 anos. Moradora de São José do Imbassaí, ela e a família fazem parte da Azul e Branco.

Logo em seguida, às 23h10, será a vez da Inocentes de Maricá passar pela avenida. Já a 0h20 entra em cena a Unidos do Saco das Flores. A Acadêmicos de Araçatiba será a responsável por encerrar a festa a partir de 1h30.

Para Bruno Duné, presidente da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (Lacam), esse retorno serve como uma preparação para os desfiles do carnaval de 2021. Ele também explica que os desfiles ocorrem em meio a algumas dificuldades.

“São mais de dez anos sem desfilar e, para que tenhamos um grande retorno, cada uma das escolas está trabalhando duro com o objetivo de apresentar o seu melhor. Embora não tenha caráter competitivo o desfile será um teste para as agremiações e uma prévia do desfile do próximo ano”, conta Bruno.

Interdição no trânsito

Por conta dos desfiles desta noite de sábado (29), a Guarda Municipal de Maricá precisou realizar uma série de alterações no trânsito da Região Central.

Desde às 14h, foram interditadas a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, na altura da LBV, e os acessos à Rua Senador Macedo Soares na altura do supermercado Princesa e do curso Marcelo Rangel. O trânsito está sendo desviado para a Rua Ribeiro de Almeida, na altura do bar Ponto Chic.

Mais cedo, às 18h, também foram interditadas as ruas Pereira Neves (na altura da Clinaf) e Almeida Fagundes, nas imediações da Praça Orlando de Barros Pimentel.

600 mil foliões em Maricá

Com uma extensa programação de shows e blocos distribuídos nos quatro distritos da cidade ao longo dos quatro dias de festa, na última semana, o Carnaval de Maricá contou com cerca de 600 mil foliões que circularam pelo município durante os dias de folia.

Segundo a Prefeitura de Maricá, foram 1.200 agentes divididos em equipes de varrição de rua, coleta de lixo – sempre imediata após a passagem dos blocos maiores – e limpeza de praia em todo o município. A força-tarefa resultou no recolhimento de mais de 6 mil toneladas de resíduos nos quatro dias do Carnaval.

Programação de sucesso

A Prefeitura de Maricá também disse que o Carnaval da cidade contou com 105 shows apresentados nos 13 palcos montados em diversos pontos do município. Nesses locais, passaram diversos artistas.

No repertório que agitou o público estava samba, forró, sertanejo e muita marchinha de carnaval. Além dos palcos, os 60 blocos carnavalescos desfilaram pela cidade contagiando a multidão.

Outra atração da grande festa foi o Carnaval da Família realizado em seis pontos: Araçatiba, Ponta Negra, Itaipuaçu, São José do Imbassaí e nos condomínios do programa Minha Casa e Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu. Em todos esses locais, além dos shows, a programação infantil com recreação e oficinas de máscaras e tererês atraiu a criançada.

Fabiane de Sousa, de 36 anos, e Cintia de Sousa, de 35 anos, de São João de Meriti curtiram os dias de folia em Maricá. “Esse é meu terceiro carnaval aqui. Para mim, foi maravilhoso. Segurança, preço, marchinhas, tudo ótimo”, opinou Fabiane.

“Essa é a primeira vez que eu vim. Trouxe mãe, filho, cachorro, a família toda. Lá também tem carnaval, mas tinham me falado tão bem daqui, que eu quis conhecer. Realmente é maravilhoso e eu vou voltar outras vezes”, avisou Cintia.  

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *