Cinema

Uncharted - Fora do Mapa e a maldição dos filmes de videogames

A produção traz os mesmos clichês de obras como Indiana Jones

Sony Pictures Brasil
  

Já passou da hora da gente encarar os filmes de jogos como eles realmente são: produções despretensiosas e divertidas enquanto as assistimos, mas sem elementos marcantes em longo prazo. O mais novo exemplo disso é Uncharted – Fora do Mapa, longa metragem baseado na franquia de jogos de mesmo nome, que estreou nesta quinta-feira (17) nos cinemas.

A produção traz como protagonista Tom Holland, já famoso por seus papéis em Homem-Aranha, interpretando o jovem ladrão Nathan Drake, que é recrutado por um misterioso caçador de recompensas para irem atrás de um tesouro desaparecido, ao mesmo tempo em que o personagem busca o seu irmão desaparecido.

Referências e pontos positivos

   
A produção traz como protagonista Tom Holland, já famoso por seus papéis em Homem-Aranha.
A produção traz como protagonista Tom Holland, já famoso por seus papéis em Homem-Aranha. |  Foto: Divulgação Sony Pictures
  

O filme mostra a tradicional e até mesmo batida fórmula de caça ao tesouro, já encontradas em produções como a franquia Indiana Jones e A Lenda do Tesouro Perdido (2004), porém sem muita inovação, se prendendo na tarefa de fazer o básico bem feito e, quem sabe, garantir uma continuação. Os pontos fortes do filme, sem dúvida, são a química do elenco, que realmente nos convence da cumplicidade dos personagens e as várias reviravoltas, em que fica quase impossível adivinhar de que lado tal pessoa realmente está.

Apesar de não ser totalmente fiel ao jogo, o longa-metragem traz referências o suficiente para satisfazer os fãs da franquia de games, seja no figurino, trilha sonora, frases e até mesmo adesivos perdidos nos cenários. Mas também consegue agradar aos leigos, que podem se sentir um pouco perdidos quando fãs se animarem com um easter egg, mas que não impacta em nada no andamento do roteiro, que é um tanto simples e com diversos clichês da categoria.

Vale a pena?

No geral, Uncharted- Fora do Mapa, é um bom filme para se assistir naquela tarde em que não tem nada para fazer, apenas para uma diversão despretensiosa, assim como a maioria de filmes de jogos, mas que pode ser tranquilamente adiado para o momento em que estiver disponível no streaming. 

< 'Forte Futebol', mais uma chance de salvar o futebol brasileiro Sem folia: Maricá proíbe eventos carnavalescos <