Entretenimento

Utopia: uma ótima série lançada no momento errado

A série é uma versão atualizada de uma produção de mesmo nome lançada no Reino Unido em 2013. Foto: Divulgação

Apenas imagine, hipoteticamente, que o mundo está vivendo uma pandemia de um vírus desconhecido, porém isso já estava previsto em uma história em quadrinhos, que somente um pequeno grupo de nerds desajustados havia reparado nessas profecias e agora tenta impedir um completo apocalipse na Terra. Bem, essa é justamente a premissa de Utopia, a nova e boa série daAmazon Prime, mas que parece estrear no momento errado.

Apesar de chamar Utopia de “nova”, não é bem verdade, pois a série é uma versão atualizada de uma produção de mesmo nome lançada no Reino Unido em 2013, porém agora com um investimento e um cuidado maior na sua roteirização. Nela, vemos um grupo de nerds que por tempos acompanhou a publicação da história em quadrinhos “Distopia”, acreditando que trazia profecias sobre o futuro. Apesar de constantemente serem tidos como loucos, fanáticos e conspiracionistas, as previsões feitas pela revista acabam se tornando realidade fazendo com que o grupo seja a única esperança da Terra.

A série de 8 episódios, com 50 minutos cada, traz uma temática um tanto batida, principalmente nos nossos dias, já que literalmente estamos vivendo uma pandemia com uma corrida para encontrar a vacina. No entanto o roteiro atualizado por Gyllian Flynn, responsável por produções como Garota Exemplar, Objetos Cortantes e Lugares Escuros, traz uma visão um pouco diferente e diversas reviravoltas que tornam o seriado completamente imprevisível.

Apesar de ser surpreendente, a produção peca em alguns aspectos, como a falta de verossimilhança, já que traz cenas absurdas, como as que em um momento os personagens estão chocados com a morte de um amigo e logo em seguida estão literalmente dançando ao lado do corpo, sem que sequer tenha uma explicação plausível para isso (se é que é possível ter uma explicação plausível para se dançar do lado de um corpo). Sem falar que, pelo momento em que vivemos, toda a originalidade da série será eclipsada pela temática pandêmica, fazendo com que seja apenas mais uma série que “pega carona” na nossa situação atual.

Entre pontos positivos e negativos, Utopia é uma boa estreia da Amazon Prime que traz um humor absurdo, ótimas cenas de ação e uma reflexão sobre a nossa realidade.

Formado em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Jonny Sales é aficionado pelo mundo nerd, que acompanha, debate e vivencia, seja numa roda de amigos, ou em seu canal do Youtube ‘Geek Barba’.

< Suposto ataque terrorista deixa pelo menos um morto em Viena Renovação de contratos do Fies é prorrogada até 30 de novembro <