Homenagem

Artilheiro do Brasileirão receberá troféu Roberto Dinamite; entenda

Ídolo do Vasco é o maior goleador da história da competição

Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols
Roberto Dinamite é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols |  Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama

A CBF oficializou, nesta terça-feira (5), a criação de uma nova conquista para o artilheiro da Série A do Campeonato Brasileiro: o troféu Roberto Dinamite.

A entidade dará o nome do maior ídolo da história do Vasco ao prêmio, sendo que o vencedor ainda receberá uma compensação financeira.

O anúncio da nova premiação foi realizado nesta terça-feira pelo diretor de marketing da CBF, Lênin Franco, durante a reunião do Conselho Técnico do Brasileirão. O encontro contou com a participação dos 20 representantes da competição.

Autor de 190 gols e maior artilheiro da história do campeonato nacional, Roberto Dinamite faleceu em janeiro do ano passado, aos 68 anos, vítima de câncer no intestino.

Dinamite é o maior ídolo da história do Vasco. No clube carioca, ele anotou 708 gols marcados em 1.110 jogos com a camisa cruzmaltina, e conquistou um Campeonato Brasileiro (1974) e cinco Campeonatos Cariocas (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).

"O Roberto Dinamite é uma das maiores lendas do futebol mundial. Ele conseguiu um feito fantástico ao se sagrar o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro. Por tudo isso, nada mais justo que eternizar esse recorde dando o nome deste craque ao troféu do artilheiro da competição", declarou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Filho do histórico centroavante, Rodrigo Dinamite marcou presença na reunião e agradeceu a criação do prêmio. "Fico muito feliz com essa homenagem ao meu pai. Obrigado por manterem o legado do meu pai. Me sinto muito grato".

Roberto Dinamite também teve passagem marcante pela Seleção Brasileira. Defendendo as cores da Canarinho, o atacante marcou 25 gols e foi artilheiro no vice-campeonato do Brasil na Copa América de 1983. Também disputou duas Copas do Mundo: em 1978 e 1982.

< Davi pode ganhar honraria da Câmara Municipal de Salvador Queda de avião deixa mortos carbonizados em aeroporto de MG <