Esportes

Aula radical para alunos de Niterói com estrelas do surfe

As crianças participaram de atividades com estrelas no bodyboard. Foto: Tony Dandréa / Divulgação

Atletas internacionais que estão em Niterói participando do Mundial de Bodyboard, o Itacoatiara Pro Série Brasil, do Circuito Brasileiro de Bodyboarding de 2019, receberam uma visita especial nesta manhã: 25 alunos da Escola Municipal Mar Alegre, em Piratininga, tiveram aula teórica e prática com alguns dos principais atletas do esporte no mundo. O campeonato vai até o dia 19 de junho e estão participando 250 atletas de 125 países.

Os alunos também assistiram uma palestra da bióloga marinha Luísa Perim sobre o ecossistema marinho e admiraram uma coleção de conchas e tipos de areias de diversos países.

Os campeões brasileiros de bodyboard, Dudu Pedra e Giulliano Lara, ambos niteroienses, ensinaram noções básicas sobre o esporte e os alunos puderam cair nas águas de Itacoatiara para prática. Cada criança foi acompanhada de um atleta.

“Foi maravilhoso poder mostrar para as crianças um esporte que nem todos conhecem. Elas são atentas, animadas e pegaram rápido as noções básicas. Talvez esse seja o início da formação de um futuro campeão”, elogia Lara, que também é um dos organizadores do evento.

Lucia Voss, coordenadora geral de educação física da Secretaria Municipal de Educação destaca a importância desse tipo de iniciativa para as crianças.

“Nossos alunos puderam conviver com atletas renomados, que falam outros idiomas, e ainda aprenderam sobre o meio ambiente. Além disso, tiveram contato com um novo esporte. Eles levarão essa experiência para a vida”, ressalta a educadora.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, frisa o papel de Niterói como incentivadora de esporte e de grandes craques.

“Niterói é uma cidade viva, dinâmica, que valoriza os esportes. A realização desse mundial tão importante na cidade é mais uma prova dessa vocação. São atletas de diversos países, como os Estados Unidos, Chile, Marrocos, que trazem sua experiência para a cidade. Com isso abrimos oportunidade para que atletas mirins conheçam e possam querer praticar novas modalidades. Esporte é fundamental”, opina Luiz Carlos Gallo.

Os alunos se divertiram com as atividades nas águas de Itacoatiara. Foto: Tony Dandréa / Divulgação

Para Paulo Novaes, presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), o Mundial de Bodyboard, além de divulgar a praia de Itacoatiara como uma das melhores do mundo para a prática desse esporte, movimenta a economia da cidade através dos seus polos hoteleiro, de moda e gastronômico, atraindo jovens de várias partes do mundo.

< Estágio para formação de professores será remunerado Saque indevido da conta bancária pode gerar dano moral? <