Guarda Municipal de São Gonçalo oferece aulas gratuitas de artes marciais. Foto: Divulgação / PMSG

O esporte é uma das melhores ferramentas de inclusão social. Pensando nos benefícios que podem ser levados aos mais jovens através da prática de exercícios e disciplina, a Guarda Municipal (GM) de São Gonçalo está promovendo aulas gratuitas de jiu-jitsu e capoeira no Residencial Venda da Cruz (antigo 3º BI), onde agora fica localizada a sede da Guarda. Os encontros acontecem quase todos os dias (menos aos domingos), na quadra poliesportiva do condomínio.

Neste mês, o projeto completa um ano e, atualmente, atende cerca de 100 crianças e adolescentes, a partir de 5 anos de idade. As aulas de jiu-jitsu são ministradas pelo guarda Marco Antonio Barros e as de capoeira, pelo próprio comandante da GM, Carlos Machado.

Machado explica que a quadra era pouco utilizada, por isso, a guarda resolveu fazer essa integração com a comunidade através do esporte. Os tatames utilizados foram doados pela chefe de Gabinete, Eliane Gabriel, e pelos próprios guardas da corporação.

Segundo Marco Antonio Barros, os kimonos e demais materiais também são oriundos de doação. Em época de competição, os GMs se organizam para pagar as inscrições dos alunos. “Além de nós, alguns funcionários do Tribunal Regional Federal (TRF) compraram a ideia do nosso projeto e também colaboram com ajuda de custo”, conta.

Machado e Barros destacam as mudanças que o esporte pode proporcionar à vida dos jovens, principalmente de quem vive em comunidades carentes e precisam de influências positivas, que auxiliem na formação pessoal.
As aulas de jiu-jitsu acontecem às segundas, quartas e sextas, das 17h às 20h; terças e quintas, 17h às 18h40; e sábado, 9h às 12h. Já a capoeira, às terças e quintas, 19h às 21h. Para participar, basta que o responsável pelo jovem se dirija até o local para preencher a ficha de inscrição.

O Residencial fica localizado na Rua Doutor Porciúncula, nº 395, Venda da Cruz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *