Esportes

Bayern vence Barcelona e classifica equipe de Jorge Jesus na Champions League

Imagem ilustrativa da imagem Bayern vence Barcelona e classifica equipe de Jorge Jesus na Champions League
|  Foto: Foto: Reprodução/Redes Sociais
Bayern, mesmo classificado, venceu o Barcelona sem dificuldades. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Bayern de Munique atropelou o Barcelona nesta quarta-feira (8), na Allianz Arena. Com uma vitória consistente por 3 a 0, os alemães eliminaram os espanhóis da competição - já que o Benfica de Jorge Jesus venceu seu compromisso e roubou o segundo lugar do Grupo E da Champions League.

Debaixo de neve e com o estádio fechado devido às restrições impostas pela nova onda do novo coronavírus na Europa, o Bayern entrou em campo em ritmo de treino enquanto o Barcelona jogava sua sobrevivência na principal competição de clubes do planeta.

Os espanhóis começaram fazendo um bom jogo, apesar das subidas perigosas dos alemães. No entanto, com a notícia do gol do Benfica sobre o Dínamo de Kiev na outra partida da chave, aos 17 minutos, os comandados de Xavi passaram a demonstrar nervosismo em campo.

Aos 24, o Benfica abriu 2 a 0 - dificultando ainda mais a vida dos culés, que aparentemente não poderiam mais contar com um tropeço dos portugueses. Era hora de acelerar o jogo em busca da improvável vitória fora de casa sobre o adversário que, até então, havia conquistado 100% dos pontos disputados na fase de grupos.

O Barcelona se lançava ao ataque, mas deixava espaços no sistema defensivo. Os donos da casa desperdiçaram duas oportunidades incríveis de abrir o placar em lances de dois contra um dentro da área de ataque - principalmente com Thomas Muller, aos 27, que errou o passe lateral para o artilheiro Robert Lewandowski e viu a defesa se recuperar para cortar.

Com um esquema de jogo muito mais consolidado, a equipe de Julian Nagelsmann era bastante contundente com tabelas rápidas tanto por dentro quanto pelos lados. Envolvido, o Barcelona não conseguia manter a posse de bola e, consequentemente, não criava chances de perigo contra a meta do goleiro Neuer.

Em um dos contragolpes dos alemães, aos 33, Lewandowski foi lançado pela ponta, fez bonita jogada individual sobre Piqué e cruzou no segundo pau. Thomas Muller subiu mais que a zaga e cabeceou no contrapé do goleiro Ter Stegen. Ronald Araújo ainda tentou cortar em cima da linha, mas o assistente assinalou o gol - confirmado pelo VAR.

Desesperado, o time espanhol passou a jogar de maneira ainda mais ofensiva, mas pecava no último passe. Enquanto isso, o Bayern era letal nos contra-ataques. Aos 36, Coman foi lançado pela esquerda e cruzou para Muller, que quase ampliou o placar ao finalizar em cima de Ter Stegen.

Amplamente dominado, o Barcelona era cada vez mais sufocado em seu campo de defesa. Dominando a intermediária, os Bávaros chegaram ao segundo gol com Sané, aos 42, em chute forte de fora da área. Apesar da bomba, houve falha do goleiro Ter Stegen - que tentou espalmar e acabou empurrando para dentro do gol.

O primeiro tempo caminhou para o fim diante de panorama terrível para o Barcelona. Perdendo por 2 a 0, sem conseguir reagir em campo e vendo o Benfica alcançando um triunfo tranquilo em casa sobre o Dínamo de Kiev pelo mesmo placar. Só um milagre nos 45 minutos finais colocaria os espanhóis nas oitavas de final.

Segundo tempo

A etapa final deu continuidade ao domínio do Bayern. Logo aos 3 minutos, a equipe bávara perdeu mais uma grande chance. Davies cruzou da esquerda, a bola cruzou toda a extensão da área e chegou em Coman na direita. Ele tocou direto para a pequena área, mas Sané, com o gol aberto, mandou nas mãos de Ter Stegen, que já estava caído no canto.

Com 60% da posse de bola, os alemães não davam espaços para reação dos culés. Em mais uma jogada pela ponta esquerda, aos 17, após lançamento longo de Lewandowski, Davies fez a ultrapassagem sobre Ronald Araújo e, em cima da linha de fundo, rolou para trás. Musiala, atento na pequena área, apenas empurrou para o fundo do gol.

Apesar do 3 a 0 no placar, o Bayern ainda desperdiçava diversas oportunidades de contra-ataque ao errar no último passe. Foram pelo menos três gols desperdiçados diante de cortes providenciais dos zagueiros barcelonistas. Bagunçado taticamente, o Barcelona era inofensivo no ataque e exposto na defesa.

Quase o Bayern marcou o quarto gol. Aos 43, Musiala fez belo lançamento para o incansável Sané, que invadiu a área livre de marcação, mas acabou mandando por cima do gol. Já entregue, o Barça apenas observava a troca de passes de um adversário que, mesmo já classificado em primeiro lugar, não diminuía o ritmo.

O processo de reestruturação do Barcelona parece estacionado, mesmo com a chegada de Xavi como treinador. Sem identidade em campo desde a saída de Lionel Messi, a equipe deixa a Champions League ainda na fase de grupos e parece à deriva no Campeonato Espanhol.

Com os resultados a última rodada, o Benfica de Jorge Jesus chegou aos 8 pontos e ficou com a segunda colocação. O Barcelona, eliminado, ficou em terceiro, com 7 - garantindo ida à Europa League. O Bayern fez 100% de aproveitamento com 18 pontos, enquanto o lanterna Dínamo de Kiev fez apenas um pontinho.

A ida dos portugueses ao mata-mata, que só acontece em março, deve encerrar o sonho do Flamengo de contar com o técnico Jorge Jesus. O Mister estava pressionado pelos maus resultados na temporada, mas pode aliviar a situação com a vaga nas oitavas de final.

< Simone Tebet entra na disputa pela presidência em 2022 Niterói Vôlei vence o Tijuca duas vezes e está na final do Campeonato Estadual <