Brasileirão

Botafogo e Juventude empatam em jogo movimentado no Alfredo Jaconi

Alvinegro saiu atrás por duas vezes, mas buscou o resultado

Júnior Santos marcou na estreia, mas perdeu duas grandes chances
Júnior Santos marcou na estreia, mas perdeu duas grandes chances |  Foto: Vitor Silva/BFR
 

Em jogo movimentado no Alfredo Jaconi, Juventude e Botafogo ficaram no empate em 2 a 2 pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado deste domingo (21) não é bom para nenhum dos lados, que precisam engrenar uma série de vitórias para alcançarem seus objetivos.

O Alvinegro até começou tendo mais posse de bola, mas seguia mostrando as fragilidades defensivas de outros jogos. No ataque, girava o jogo sem conseguir encontrar espaços; já na zaga não conseguia conter os avanços do adversário, mostrando falta de entrosamento.

Os erros foram punidos aos 8 minutos. Em contra-ataque após roubar a bola na intermediária, o Juventude chegou com lançamento nas costas de Marçal, pegando a zaga dos visitantes bagunçada. Nazário cruzou rasteiro, Adryelson cortou mal e deixou á feição para Pitta mandar no gol. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

O gol sofrido fez o Alvinegro subir com ainda mais ímpeto ao ataque. Em dois lances, o empate esteve muito próximo. Aos 18, Adryelson subiu livre e cabeceou para grande defesa de Pegorari em escanteio. Em seguida, aos 19, Eduardo recebeu sozinho na entrada da área e soltou a bomba, que explodiu no travessão, quicou e saiu.

A falta de mobilidade no campo de ataque irritava o técnico Luis Castro. À beira do campo, ele berrava pedindo agilidade e movimentação das peças ofensivas. O Botafogo seguia rodando a bola no meio-campo, mas sem conseguir se aproximar da área de ataque.

Aos 40 minutos, a melhor chance do Alvinegro até então. Jeffinho pressionou a saída de bola e desarmou o adversário já tocando para Eduardo na ponta direita. Ele rolou para Júnior Santos, totalmente livre, mas o centroavante se desequilibrou e, cara a cara com Pegorari, bateu para fora.

O jogo ficou corrido na reta final. Aos 45, Jeffinho roubou mais uma no ataque, invadiu a área pelo lado esquerdo e rolou para Júnior Santos, que foi bloqueado na finalização. No contra-ataque, Pitta foi lançado e girou sobre Adryelson, mas bateu nas mãos do goleiro Gatito Fernández.

No fim das contas, mesmo com as bobeiras defensivas, o Alvinegro perdeu pelo menos duas chances claríssimas que poderiam tê-lo deixado à frente no placar. O Juventude se aproveitou da má pontaria, conseguiu um gol logo no início e desceu para os vestiários com a vantagem de 1 a 0.

Segundo tempo

A etapa complementar começou com o mesmo panorama: o Botafogo com a bola à procura de espaços e o Juventude fechadinho aguardando os contra-ataques. Com passes mais curtos e mais aproximações, o time carioca chegava cada vez mais perto da área, encurralando os mandantes.

O gol de empate saiu aos 15. Em bela jogada individual de Jeffinho pela esquerda, ele passou por dois adversários e conduziu a bola quase em cima da linha de fundo até rolar para trás. O estreante Júnior Santos, dessa vez, calibrou o pé e mandou para a rede. A bola ainda desviou na defesa antes de entrar.

A resposta foi quase imediata. O Juventude, que ainda não tinha pisado no campo de ataque, chegou aos 19 em rápido contragolpe. Pitta recebeu na ponta esquerda, tabelou com _ e recebeu na frente. Ele venceu Adryelson na corrida e bateu cruzado, mandando no cantinho. Ju na frente de novo.

O jogo ficou mais movimentado e aberto. O Botafogo, sabendo da necessidade de buscar o resultado, se jogou ao ataque. E funcionou. Aos 26, em mais uma jogada de Jeffinho pela esquerda, Gabriel Pires, outro estreante, recebeu na entrada da área e mandou para a rede no seu primeiro toque na bola. Tudo empatado mais uma vez.

O Alvinegro quase conseguiu a virada aos 30. Jeffinho, imparável, arrancou pela intermediária e finalizou da meia-lua para boa defesa de Pegorari, mandando para escanteio. A 15 minutos do fim, o confronto ficava cada vez mais aberto e imprevisível.

Com a melhora técnica devido à estreia dos novos reforços, o Botafogo aumentou a pressão e tinha cada vez mais posse de bola - e agora com espaço para trabalhar no setor ofensivo. Lucas Fernandes, aos 35, e Gabriel Pires, aos 37, finalizaram de média distância com perigo ao gol de Pegorari.

No último lance, aos 50 minutos, os visitantes tiveram a bola do jogo. Em contra-ataque com todo o campo livre, Luis Henrique enfiou para Vinicius Lopes. Ele teve tempo de dominar e ajeitar o corpo, mas finalizou em cima do goleiro Pegorari.

O empate não é bom para nenhum dos dois times. O Juventude segue na lantera do Brasileirão, agora com 17 pontos. Já o Botafogo permanece estacionado na 13ª colocação, agora com 27 - e pode perder até mais duas posições até o encerramento da rodada.

< Atriz de Pantanal diz que rezou para não participar do Power Couple PF prende homem com 890 quilos de maconha na Dutra <