Efeito SAF

Botafogo investe na área de pesquisa e mapeia jovens promessas

Glorioso tem acompanhado com atenção 12 ligas ao redor do mundo

Botafogo apresenta novos profissionais para a área de scouting do clube
Botafogo apresenta novos profissionais para a área de scouting do clube |  Foto: Vitor Silva/BFR
  

Desde em que assumiu o futebol do Botafogo em dezembro de 2021, o empresário norte-americano John Textor fala abertamente sobre investimento na estrutura do clube e, principalmente, na base. Com isso, área de scouting e análise de dados é uma das prioridades do investidor, que quer tornar o Alvinegro um “identificador global de talentos”.

Para isso, o clube vem investindo e ampliou a área visando otimizar os resultados do departamento de futebol. O foco atual é na melhoria do processo de mapeamento e busca de jovens atletas nas categorias de base.

No início da noite desta quarta-feira (21), o Botafogo anunciou algumas novidades na estruturação e contratou novos profissionais para a área, entre eles, Everson Rocha, que teve passagens por Santos, Athletico-PR e Coritiba, para assumir o cargo de coordenador de captação.

Ele se junta a Alessandro Brito (head scout), Raphael Rezende (coordenador de Mercado), Henrique Simões (coordenador de Analytics), Alfie Assis (coordenador de desempenho, Vinicius Bispo e Rodrigo Mira (analistas de desempenho) e Brunno Noce, Cristian Costa e William Santos (scouts pro).

Com a vinda desses novos profissionais, a equipe de observadores e analistas de mercado do Glorioso tem acompanhado com atenção 12 ligas ao redor do planeta em busca de potenciais reforços. 

Dentre essas análises, são monitoradas diversas informações sobre os jogadores, como situação contratual, salário, valor de mercado e o desempenho nas competições. 

“O Botafogo pretende reforçar e ampliar a sua captação de atletas para as categorias de base. Vamos competir e ser muito agressivos no Estado do Rio de Janeiro e intensificar o mapeamento de atletas jovens no Brasil. O Clube precisa crescer de maneira organizada e estruturada nesse setor de grande importância dentro da SAF. Como projeto de curto prazo, estaremos monitorando e mapeando as principais escolas, academias, campeonatos e jogos no Rio de Janeiro“, destacou Alessandro Brito, Head Scout do clube.

A área segue em constante evolução, acompanhando as tendências do mercado e buscando as melhores ferramentas disponíveis.

"Após as contratações realizadas, criamos o nosso banco de dados. Utilizamos algumas ferramentas para análise, mas investimos também nas observações in loco (presencialmente). Nossos profissionais estão rodando o Rio, o país e a América com a apuração 'in loco', que traz uma sensibilidade além das ferramentas", explicou Brito.

Confira os membros do departamento:

- Alessandro Brito: Head Scout

- Raphael Rezende: Coordenador de Mercado

- Henrique Simões: Coordenador de Analytics

- Alfie Assis: Coordenador de Desempenho

- Everson Rocha: Coordenador de Captação

- Vinicius Bispo: Analista de Desempenho

- Rodrigo Mira: Analista de Desempenho

- Brunno Noce: Scout Pro

- Cristian Costa: Scout Pro

- William Santos: Scout Pro

< Morador de Niterói usa megafone para xingar operadores de trânsito Rodrigo Caio vai passar por nova cirurgia e não joga mais em 2022 <