domingo, 17 de janeiro de 2021

Botafogo já planeja 2021 com Série B e drama financeiro

Eduardo Barroca tem missão impossível no Brasileirão. Foto: Vitor Silva/BFR

O discurso é de acreditar até o fim, mas, internamente, a diretoria do Botafogo já trata como iminente o terceiro rebaixamento da história do clube. Com 98% de chances de ir para a Série B, o Alvinegro já planeja a temporada de 2021 contando com o descenso no Brasileirão.

E este não é o maior problema. Isso porque a queda de divisão cortará grande parte do dinheiro recebido pelo clube para disputar a competição nacional – fora as consequências, como perdas de patrocínio e outros prejuízos. Estima-se, no total, um déficit operacional de mais de R$ 120 milhões.

Outro problema grave é a estagnação na S/A. O projeto para virar clube-empresa acabou ficando de lado diante de todos os problemas desta temporada. Além disso, Laércio Paiva, nome que estava à frente da captação de recursos e parceiros, deixou o projeto.

Dentro de campo, o problema, além do financeiro, é o tempo. O Campeonato Carioca começa apenas quatro dias depois do encerramento do Brasileirão. Desta forma, não há tempo hábil para montar um planejamento e reformular o elenco.

A intenção é jogar o Estadual com os jogadores que já possuem contrato até o fim do ano e, enquanto isso, buscar peças específicas para a disputa da Segunda Divisão. O mapeamento de mercado se faz fundamental, já que é uma missão específica e o clube praticamente não terá dinheiro para se reforçar.

Por outro lado, as primeiras fases da Copa do Brasil, tão fundamentais para o clube devido às premiações, necessárias para manter o clube funcionando, também serão disputadas nos primeiros meses da nova temporada. A margem de erro será mínima.

Com a missão de retornar à elite no fim de 2021, o exemplo negativo é o Cruzeiro – que não se planejou adequadamente, também em meio à crise financeira, e está no meio da tabela a poucas rodadas do fim da Série B.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *