Desclassificado

Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e está fora da Copa

Seleção croata pode enfrentar Argentina ou Holanda

Livakovic defendendo um chute de Vinícius Júnior
Livakovic defendendo um chute de Vinícius Júnior |  Foto: Divulgação/Fifa
 

O Brasil empatou com a Croácia por 1 a 1 nesta sexta-feira (9) no estádio Cidade da Educação, perdeu nos pênaltis e está fora da Copa do Mundo. Neymar fez o gol brasileiro, e Petkovic marcou para os croatas. 

O gol do camisa 10 brasileiro entrou para a história dele e da Seleção. Isso porque Neymar igualou Pelé, com 77 gols pela amarelinha.
  

A seleção da Croácia chegou a assustar em alguns momentos, mas foi o Brasil que tomou as rédeas da partida e empurrou os europeus para o seu próprio campo. O goleiro Livakovic foi um dos destaques da partida. Ao fim do primeiro tempo da prorrogação, Neymar fez o gol que abriu o placar. Doze minutos depois, os croatas marcaram e igualaram o placar. Nos pênaltis, os europeus garantiram a classificação.

Leia+: Brasil não chega a uma final de Copa há 20 anos; relembre histórico

O jogo

O Brasil começou com a posse de bola, enquanto a Croácia fazia uma marcação alta no campo brasileiro. O Brasil criava e aos 4 minutos Vini Jr bateu para o gol, obrigando o goleiro Livakovic a fazer sua primeira defesa.

Aos nove minutos, Vini Jr chegou novamente e teve chances de bater da entrada da área, mas preferiu tentar um passe para Raphinha, que acabou não se concretizando.

Aos 12 minutos, a Croácia chegou perigosamente com um cruzamento, mas o atacante croata acabou furando. O time europeu não se intimidou com a Seleção Brasileira e seguiu avançando em direção ao gol de Alisson.

Vini Jr chegou novamente com perigo aos 19 minutos após uma tabela com Richarlison. Segundo depois, Neymar chutou após uma jogada individual. Aos 24 minutos, a Croácia chegou em um contra-ataque perigoso e obrigou Danilo a fazer uma falta, levando o cartão amarelo. Na cobrança, a Seleção afastou a bola.

A partir do meio do primeiro tempo, a Croácia passou a dominar as ações da partida, empurrando o Brasil, que passou a jogar nos contra-ataques. Aos 41 minutos, Neymar cobrou uma falta perigosa, defendida por Livakovic.

Segundo tempo

Aos dois minutos da segunda etapa, o Brasil chegou com muito perigo após uma jogada que começou com Vini Jr na esquerda. O ponta tocou para Neymar no meio, que virou e bateu, mas foi bloqueado por um defensor da Croácia.

Na sobra, Vini Jr bateu, mas parou novamente em Livakovic. Na origem da jogada foi checado um possível pênalti a favor do Brasil por conta de um toque de mão, mas foi marcado um impedimento.

Aos 7 minutos, os croatas chegaram com perigo após um cruzamento de Perisic, mas ninguém chegou para conferir. Dois minutos depois, Neymar recebeu pela esquerda da área, mas bateu em cima da Livakovic.

Pouco antes dos 20 minutos, Vini Jr, que vinha sendo o principal nome do Brasil na partida, deixou o campo para dar lugar a Rodrygo. Nos minutos seguintes o Brasil seguiu pressionando até Lucas Paquetá perder um gol cara a cara com o goleiro croata.

Aos 30 minutos, Neymar recebeu novamente na ponta da área e foi parado de novo pelo goleiro Livakovic. Nos minutos seguintes o Brasil seguiu pressionando e chegou novamente com um chute perigoso de Paquetá, defendido pelo camisa 1 da Croácia.

Faltando menos de 10 minutos para o fim do tempo regulamentar, Pedro entrou no lugar se Richarlison. A partir daí os comandados de Tite chegaram diversas vezes com ataques perigosos, mas o placar não saiu do 0 a 0 nos 90 minutos.

Prorrogação

A Seleção voltou para a prorrogação com o mesmo ritmo que encerrou a partida. A Croácia, no entanto, teve uma grande chance aos 12 minutos, quando Brozovic recebeu na entrada da área e bateu por cima do gol defendido por Alisson.

Já aos 15 minutos, o grande ato da partida foi o gol de Neymar. O craque recebeu na entrada da área, tabelou com Lucas Paquetá, recebeu de frente para Livokovic, driblou o goleiro e bateu para o fundo das redes.

No segundo tempo, os croatas tentaram até conseguir vazar o gol de Alisson aos 12 do segundo tempo, com Petkovic, que teve um chute desviado em Marquinhos, que morreu no fundo do gol. Nos pênaltis, a Croácia venceu por 4 a 2.

< Lula anuncia primeiros ministros; saiba os nomes Sob comando de Messi, Argentina pega a Holanda pensando na semi <