Os atletas farão um treino de reconhecimento no local um dia antes da competição, 11 de janeiro, que também será aberto ao público, das 9h às 13h. Foto: Divulgação

Em contagem regressiva para a Olimpíada, Niterói receberá, no dia 12 de janeiro, às 10h, a Escalada de Velocidade, torneio que vai aproximar os brasileiros da modalidade, que estreia em 2020 nos Jogos em Tóquio.

O torneio, que acontece no Caminho Niemeyer, no Centro, com entrada gratuita, tem apoio da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Niterói, organização da X3M e transmissão ao vivo em programa de TV.

Dentre os atletas da modalidade que participarão do evento em Niterói, destaque para a conterrânea Luana Riscado que conquistou a medalha de bronze na Velocidade no Brasileiro de 2019. Luana promete uma disputa acirrada com a atual tricampeã brasileira no Boulder, Camila Macedo, que é a mais recente campeã brasileira na modalidade.

Camila Flores, quarta colocada no ranking nacional, completa o trio de brasileiras. O torneio também conta com atletas internacionais como Aleksandra Kalucka, da Polônia, quinto lugar no mundial; as russas Mariia Krasavina, sexto no mundial; e Elizaveta Ivanova, quarto lugar no ranking IFSC (Federação Internacional de Escalada Esportiva).

No masculino, Cesar Grosso, melhor brasileiro no ranking mundial da IFSC, em 64º lugar, e recordista brasileiro de Velocidade (Speed), com a marca de 7s14, tem como grande objetivo a busca pela vaga para os Jogos de Tóquio 2020.

“É um evento inédito no Brasil que já chega grande: com parede e agarras oficiais, com atletas tops do Leste Europeu e sendo televisionado em canal aberto. A escalada está crescendo. É uma grande satisfação para mim, espero bater o meu próprio recorde”, comenta Cesar.

O russo Deulin Vladislav, um dos favoritos na competição, vai deixar a disputa acirrada. O atual número um do mundo também conquistou ouro no último Europeu, no Reino Unido, e, ainda em 2019, a medalha de prata na Copa do Mundo da Rússia.

A competição abre o ano olímpico num formato bem rápido: a disputa será feita em pares. Com rotas idênticas, quem chegar ao topo da parede de 15 metros no menor tempo avança para a etapa seguinte. Os atletas farão um treino de reconhecimento um dia antes da competição, 11 de janeiro, que também será aberto ao público, das 9h às 13h.

Serviço

Evento: Escalada de Velocidade
Data: 12 de janeiro de 2020 (domingo)
Horário: 10h
Local: Teatro Popular, no Caminho Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ)
Entrada gratuita


Comentários sobre “Caminho Niemeyer recebe a Escalada de Velocidade no dia 12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Site Protection is enabled by using WP Site Protector from Exattosoft.com