Pendurou as chuteiras

Campeão mundial com a Alemanha, Mesut Özil anuncia aposentadoria

Jogador de 34 anos postou uma nota em suas redes sociais

Mesut Özil foi campeão da Copa do Mundo de 2014 com a Alemanha
Mesut Özil foi campeão da Copa do Mundo de 2014 com a Alemanha |  Foto: Reprodução/Twitter
  

O alemão Mesut Özil, de 34 anos, anunciou a aposentadoria do futebol nesta quarta-feira (22) através de uma nota em suas redes sociais. Özil foi campeão da Copa do Mundo com a Alemanha em 2014, teve grande destaque no Real Madrid, da Espanha, e estava atuando no futebol da Turquia desde 2021.

"Depois de muita consideração, anunciou a minha aposentadoria do futebol profissional. Tive o privilégio de ser futebolista durante quase 17 anos, mas as últimas semanas e os últimos meses tornaram óbvio que está na hora de sair de cena", escreveu Ozil em nota.

Filho de pais turcos, Özil nasceu em Gelsenkirchen, na Alemanha, e começou a carreira como jogador de futebol nas categorias de base do Westfalia 04. Em julho de 2006, estreou profissionalmente pelo Schalke 04, onde jogaria até 2008.

Em seguida, o alemão, assinou pelo Werder Bremen, deu 54 assistências e marcou 16 gols em 108 partidas, números que o fariam ser convocado para a Copa do Mundo de 2010 pelo técnico Joachim Low. Após a disputa do Mundial, o jogador chamou a atenção de José Mourinho, que o contratou para o elenco estrelado do Real Madrid.

Vestindo a camisa da equipe espanhola, Mesut Özil foi líder de assistências, conquistou a titularidade do Real Madrid e venceu a La Liga e Supercopa da Espanha. Ao todo, o meia deu 81 passes para gol e marcou 27 vezes em 159 partidas. Depois de três anos, Özil foi vendido ao Arsenal, da Inglaterra, por 50 milhões de euros.

Sob o comando de Arsene Wenger, o alemão foi contratado como grande estrela da equipe e fez parte das conquistas do tetracampeonato da Taça da Inglaterra. Em sete temporadas e meia no time londrino, Özil deu 44 assistências e fez 44 gols.

Na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, a Alemanha foi campeão ao vencer a Argentina na final, no Maracanã. Na semifinal, enfrentando a Seleção Brasileira, Özil estava em campo no fatídico 7 a 1. No Mundial seguinte, na Rússia em 2018, a seleção alemã foi eliminada precocemente e Özil anunciou a aposentadoria pela Alemanha.

A partir deste ano, o nível técnico e físico do jogador começou a cair. As lesões atrapalharam o jogador a ter sequência no Arsenal e os números do meia não se comparavam ao auge da carreira. Com as trocas de técnico, perdeu ainda mais espaço na equipe inglesa e se transferiu ao Fenerbahce, da Turquia, em janeiro de 2021.

Em seu clube de coração, Özil atuou em 37 jogos, marcou nove gols e deu três assistências. Entretanto, o jogador chegou a ser afastado e teve seu contrato rescindido ao fim da temporada seguinte. Em 2022, o meia assinou pelo Basaksehir, onde não teve muito brilho e entrou em campo apenas sete vezes.

Gazeta Esportiva

< São Gonçalo terá espetáculo gratuito para a população Vans são incendiadas por bandidos armados na Zona Oeste do Rio <