Esportes

Caratecas de Maricá no pódium

Uma equipe composta por 26 alunos  da Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, em Maricá, esteve em São Paulo no último fim de semana para participar do Campeonato Zonal Sul Sudeste de Karatê Interestilos 2018. Os atletas, que compõem a seleção carioca, levaram a bandeira do município para o pódio da competição, conquistando 43 medalhas e dois troféus. “Temos como meta participar do nosso segundo mundial, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de junho na cidade de Dundee, na Escócia”, afirmou a monitora e sensei Renata Rocha.

O projeto EMMAC desenvolve atividades esportivas, culturais e educacionais, desempenhando um papel de transformação social. O objetivo é mostrar que todas as crianças e jovens tem seu valor e são capazes. “Hoje, além do karatê, desenvolvemos atividades como ginástica rítmica, banda, oficina de mosaico e insight (reforço escolar)”, contou.

A iniciativa, que conta com o apoio das secretarias de Esportes e de Educação, está de portas abertas para qualquer estudante da rede municipal. “Nosso lema diz que nós não escolhemos, nós acolhemos. Hoje atendemos a cerca de 200 jovens em todas as nossas atividades, isso porque recebemos alunos de outras escolas”, explicou a coordenadora Manoela Carvalho da Costa.

Para ela, o trabalho deixou de ser pedagógico e passou a ser social. “Quando eu cheguei na escola, em 2013, existia o Projeto Mais Educação, mas o nível de indisciplina era grande. Resolvi parar as atividades por um período e reorganizei, colocando diferentes modalidades”, lembrou.

< História de Brinquedo Maricá atinge 52% da meta de vacinação contra a gripe <