Esportes

'CarioCão': programa de adoção será lançado no Fla x Flu

Imagem ilustrativa da imagem 'CarioCão': programa de adoção será lançado no Fla x Flu
|  Foto: Foto: Eliane Carvalho
Selo Amigo dos Animais ganha nova vertente. Foto: Eliane Carvalho

O primeiro clássico do Campeonato Carioca de futebol será palco para o lançamento do projeto 'CarioCão', uma parceria entre o Governo do Estado e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro para estimular a adoção de animais.

Durante o Fla x Flu deste domingo (14), os jogadores entrarão em campo com animais abandonados que foram resgatados por ONGs do Rio de Janeiro. Ações semelhantes serão realizadas ao longo da competição.

A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, responsável pelas políticas de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET), que tem registrado um aumento do número de animais abandonados durante a pandemia. Para a estreia do projeto foram escalados Nando para entrar com o time do Flamengo e Botinha com a equipe tricolor.

- Acreditamos que o futebol pode ser um grande mobilizador para incentivar as adoções de animais e, assim, desafogar as ONGs - disse o governador em exercício Cláudio Castro, que destacou a parceria com a Ferj.

Segundo o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz, o principal objetivo da campanha é conscientizar a população em relação à importância de adotar um amigo de quatro patas.

- Levar a campanha e os animais ao gramado do Maracanã no Fla x Flu é um acontecimento inédito, que só foi possível após parceria com a federação, que imediatamente apoiou a ideia. Esperamos que muitos pets ganhem novos lares após o lançamento da campanha 'CarioCão' - afirmou o secretário.

As políticas de proteção e bem-estar animal têm recebido uma atenção especial do governo, que trabalha para tornar o Estado do Rio de Janeiro uma referência na área.

- Já criamos o selo Amigo dos Animais / Pet Friendly, que ajuda donos de animais a encontrar estabelecimentos, como hotéis, bares, restaurantes e comércio, que os recebam com seus pets. Publicamos um decreto que proíbe corridas de cachorros, como forma de evitar maus-tratos, e promulgamos uma lei que proíbe a comercialização de coleiras de choque - enumerou Cláudio Castro.

Para o presidente da Ferj, Rubens Lopes, a parceria com o governo será um sucesso e o futebol carioca ganhará ainda mais destaque com ações como essa.

- Todos os jogos são transmitidos por rádios, internet e TV. Dessa forma, o recado será dado a milhares de torcedores em todo o estado - explica Rubens Lopes.

A Secretaria de Estado de Esportes também elogiou a ideia.

- Amigo a gente não compra, né? Amigo se adota. É um golaço esta parceria entre o Governo do Estado e a federação de futebol - celebra o secretário Leandro Alves.

< Campeonato Paulista será no Rio? UFF integra pesquisa internacional sobre mudança climática <