segunda, 17 de maio de 2021

CBF quer usar doses cedidas pela Conmebol para vacinar Seleção e clubes

CBF quer vacinar Seleção Brasileira e clubes nacionais. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol age nos bastidores para conseguir utilizar as cinco mil doses a serem cedidas pela Conmebol. A entidade trabalha em duas principais frentes para obter a liberação legal para vacinar os jogadores visando a Copa América, marcada para o mês de junho.

O plano A passa por incluir jogadores de futebol nas exceções concedidas pelo Governo Federal. Desta forma, inclusive, jogadores de clubes brasileiros poderiam ser imunizados. No entanto, atualmente, a legislação proíbe a ação, limitando as doses aos grupos prioritários como idosos, portadores de comorbidades, profissionais da saúde, professores e agentes da área de segurança e da limpeza pública.

Já o plano B é um pouco mais complexo. A CBF aproveitaria a estadia dos convocados de Tite no Paraguai, para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, entre os dias 5 e 8 de junho, para aplicar as doses doadas – que, hoje, estão em solo uruguaio e seriam enviadas ao país. Já que brasileiros podem se vacinar fora do Brasil, esta engenhosa possibilidade é levada em consideração.

O staff da Seleção planeja viajar direto do Paraguai, onde enfrenta a equipe da casa, para a Colômbia, onde estreia na Copa América no dia 14, contra a Venezuela. Por outro lado, a aplicação da segunda dose seria feita já com a competição em andamento, 15 dias após a primeira. A informação é do jornalista Marcel Rizzo, do UOL.

A CBF trabalha com otimismo e confiança no plano A, já que o Governo acabou cedendo e permitindo que atletas olímpicos fossem vacinados visando as Olimpíadas de Tóquio, no fim de julho. Além disso, a hipótese beneficiaria muitos clubes nacionais, principalmente a elite do Campeonato Brasileiro – masculino e feminino.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');