Circuito

Chileno vence etapa de bodyboard em praia em Niterói

IBC Itacoatiara Pro World Contest 2023 continua semana que vem

Moises Silva ganhou a etapa Mundial de Bodyboard
Moises Silva ganhou a etapa Mundial de Bodyboard |  Foto: Tony D´Andrea
 

O chileno Moises Silva sagrou-se campeão da etapa do Mundial de Bodyboard que terminou nesta sexta-feira (16) na Praia de Itacoatiara, em Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O atleta venceu o havaiano Tanner McDaniel, atual líder do ranking, ao pegar uma onda nos minutos finais da bateria que lhe rendeu uma nota 8,5.

Dividindo o 3⁰ lugar na competição ficaram os atletas Ethan Capdeville, da França, e Rodrigo Silva, também do Chile e irmão gêmeo do campeão do Itacoatiara Pro World Contest 2023.

"Tanner é um bodyboarder excelente, radical e muito técnico. Sabia que para vencê-lo teria que tomar boas decisões. Esperei um momento, confiei em Deus e graças a Ele deu tudo certo. Vou comemorar a vitória em minha casa, com minha gente e também com toda a galera aqui do Brasil, que faz eu me sentir em casa. Estou muito feliz e agradecido por tudo e por cada pessoa que fez seu trabalho no evento, meus patrocinadores, minha família, meu irmão e todas as pessoas que estão sempre comigo", disse o atleta logo após o término da bateria final, ainda bastante emocionado.

A competição contou com atletas profissionais de mais de 20 países
A competição contou com atletas profissionais de mais de 20 países |  Foto: Tony D´Andrea

A etapa do mundial de Bodyboard faz parte do festival Itacoatiara Pro que segue em sua 11ª edição na próxima semana com competições de Surf, Bodysurf (surfe de peito), Downhill e Vela, além do campeonato brasileiro de Bodyboard que começa no dia 23. O festival tem o apoio da Prefeitura de Niterói.

“O Bodyboard tem tudo a ver com Itacoatiara que recebe tradicionalmente esta etapa do circuito mundial. É um prazer estar aqui representando a prefeitura e poder realizar mais uma edição deste evento, em parceria com a associação internacional de Bodyboard”, ressaltou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rubens Goulart, que acompanhou as finais do Itacoatiara Pro World Contest 2023.

A competição contou com atletas profissionais de mais de 20 países em busca de pontos para o ranking e R$ 150 mil em premiações. Os brasileiros Uri Valadão (campeão do mundo em 2008) e Sócrates Santana (bicampeão mundial na categoria júnior) chegaram até as oitavas e as quartas de final, respectivamente.

"Pelo segundo ano consecutivo o caneco vai para o Chile. Em 2022, o campeão foi o atleta chileno Alan Munoz e neste ano o Moises chegou na final após vencer seu irmão gêmeo numa disputa também acirradíssima nas semifinais”, contou Giuliano Lara, diretor da competição e idealizador do Itacoatiara Pro.

Depois do Brasil, o tour mundial segue para as Ilhas Maldivas, depois Marrocos, França, África do Sul e Ilhas Canárias.A etapa do Mundial do Bodyboard em Niterói foi transmitida pelo canal da International Bodyboarding Corporation (IBC) e chegou a ter mais de teve 50 mil visualizações, nos momentos de pico.

Próximas etapas

Campeonato Brasileiro de Bodyboard (Itacoatiara Pro Bodyboard Série Brasil)

Logo após as competições do circuito mundial na Praia de Itacoatiara será realizada também a já tradicional etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboard, que neste ano contará exclusivamente para as categorias Profissionais Masculino e Feminino. Em parceria com a Confederação Brasileira de Bodyboard foram criados modelos novos de competição para as principais categorias da modalidade e isso irá oferecer mais tempo e qualidade para propiciar aos atletas as melhores condições de surf neste ano. 

Itacoatiara Pro Surf

O Itacoatiara Pro Surf acontece em um dia de ondas grandes e clássicas com a participação de 32 surfistas convidados, sob curadoria da Associação de Surf de Niterói. Serão convidados os maiores nomes do Surf brasileiro como Raoni Monteiro e Marcelo Trekinho (campeão e vice do Itacoatiara Pro Surf 2022), Lucas Chumbo, Pedro Calado, além é claro dos atletas locais especialistas em ondas grandes como Kalani Latanzi, Gabriel Sampaio, Guilherme Herdy e talentos da nova geração. 

Itacoatiara Pro Bodysurf

O Bodysurf é a novidade dentre as competições de alto rendimento que agora fazem parte da agenda esportiva do Itacoatiara Pro. A modalidade possui muitos praticantes locais, sendo gerida na cidade pela Associação de Surfe de Peito de Itacoatiara. O formato é igual ao evento de surf com um dia inteiro de competições e R$ 10.000 em prêmio.

Itacoatiara Pro Downhill

A competição de Downhill em 2023 vira uma etapa do Circuito Brasileiro de Downhill e contará com os melhores atletas do país voando baixo na pista conhecida como Waimea, no Parque da Cidade. Uma das três melhores pistas do Brasil, segundo a FECIERJ, que fará a curadoria da prova junto com a Confederação Brasileira de Downhill. Serão mais de 150 atletas em pelo cinco categorias, ou seja, a maior competição da modalidade já vista na cidade.

Itacoatiara Pro Vela

A provas de Vela com suas regatas tradicionais agora passam a valer para o ranking estadual nas modalidades Optimist, Dingue e ILCA. Todas sob chancela da FEVERJ, acontecendo sob o cenário paradisíaco da Baía de Guanabara. 

SERVIÇO:

Itacoatiara Pro World Contest (IBC ITACOATIARA PRO BODYBOARD WORLD TOUR)

Data: 9 a 18 de Junho (4 dias escolhidos)*

Local: Praia de Itacoatiara 

Hora: 7h às 17h

Itacoatiara Pro Surf

Data: 19 a 22 de junho (1 dia escolhido)* 

Local: Praia de Itacoatiara 

Hora: 7h às 17h

Itacoatiara Pro Bodysurf 

Data: 19 a 22 de junho (1 dia escolhido)* 

Local: Praia de Itacoatiara 

Hora: 7h às 17h

Itacoatiara Pro Bodyboard Série Brasil (Circuito Brasileiro)

Data: 23 a 25 de junho

Local: Praia de Itacoatiara 

Hora: 7h às 17h

Itacoatiara Pro Downhill (Circuito Brasileiro)

Data: 24 e 25 de junho

Parque da Cidade 

Hora: 7h às 17h

Itacoatiara Pro Vela (Circuito Estadual – classes Optimist, Dingue e ILCA)

24 e 25 de junho 

Local: Clube Naval - Baía de Guanabara 

Hora: 10h às 17h

Lembrando que os dias são escolhidos conforme as melhores condições do mar.

< Etarismo e preconceito no Mercado do Trabalho: Entenda! Produtor denuncia caso de racismo em shopping do Rio <