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Clubes brasileiros dão exemplos antirracistas dentro e fora de campo

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|  Foto: Foto: Vitor Silva/BFR
"Manto da Desigualdade" foi lançado pelo Botafogo na luta antirracista. Foto: Vitor Silva/BFR

O dia da consciência negra foi marcante no futebol brasileiro. Desde sexta-feira (19), diversas ações dentro e fora de campo foram protagonizadas por clubes das Séries A e B do Brasileirão.

Ao passo que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva deu exemplo negativo ao cancelar a punição do Brusque no 'Caso Celsinho', episódio no qual um dirigente da equipe catarinense ofendeu o atleta com termos racistas, várias equipes mergulharam na causa e deram belos exemplos de como combater o racismo de maneira eficiente.

Internacional

Na última sexta-feira, o Colorado afirmou que irá incluir uma cláusula antidiscriminação em todos os contratos de jogadores, funcionários e colaboradores a partir de agora. Desta forma, qualquer ato que desrespeite o código de conduta do clube poderá ser punido com demissão por justa causa.

A cláusula engloba, além do racismo, qualquer ato discriminatório por origem, gênero, religião, classe social, capacidades ou limitações.

"Olhando sob uma perspectiva estritamente jurídica, considerando os termos gerais que são largamente utilizados nos contratos de trabalho entre jogadores e clubes, trata-se de uma novidade e de um dispositivo bastante duro para buscar a prevenção de transgressões ou, se for o caso, para puni-las com a pena mais severa, que seria a rescisão de contrato por justa causa. Já sob uma perspectiva social, é inegável que o clube dá uma demonstração de compromisso na luta contra o racismo, o que poderá servir de exemplo para outros clubes de futebol", disse Alessandro Barcellos, presidente do clube, em entrevista à ESPN Brasil.

Botafogo

O campeão da Série B abriu mão de uma de suas maiores tradições em prol da causa nobre. O clube mexeu nas listras de sua camisa preta e branca para chamar atenção às graves estatísticas envolvendo a população negra. A peça foi usada exclusivamente no jogo deste domingo (21) e teve apenas 1000 peças comercializadas aos torcedores - esgotadas em menos de uma hora.

Além da camisa, chamada de "Manto da denúncia da desigualdade", a campanha ainda contou com a distribuição de kits com conteúdos de conscientização sobre o racismo para influenciadores digitais parceiros.

"O objetivo da campanha é novamente recorrer ao futebol, uma verdadeira paixão nacional capaz de impactar centenas de milhares de torcedores Brasil afora, para dar alguns passos adiante no combate ao racismo. Um caminho longo, porém necessário, já que embora 84% dos brasileiros afirmam perceber o racismo, apenas 4% admitem ser racistas", afirma Rafael Jones, Head de Mídia, Digital e Agências da GSK Consumer Healthcare Brasil, parceira do clube na ação.

Cada listra da nova camisa traz um dado sobre a população negra no Brasil. Foto: Divulgação

Fluminense

O Tricolor carioca venceu o América-MG por 2 a 0 no Maracanã. Mas o seu maior golaço desde domingo foi a homenagem a importantes jogadores negros da história do clube. Cada atleta do elenco atual entrou em campo com um nome especial em sua camisa, exaltando as personalidades negras da trajetória do clube das Laranjeiras.

Além disso, o Fluminense lançou um documentário especial sobre Chico Guanabara, um negro capoeirista considerado o primeiro torcedor da história do Fluminense. A web série terá duração de um ano - um capítulo por mês - e foi produzida pela própria FluTV. A trama contará mais sobre a história de Chico e envolverá outras figuras importantes.

Tricolor homenageou ídolos negros nas camisas de jogo. Foto: Lucas Merçon/FFC

Adidas

Fornecedora oficial de material esportivo de grandes clubes brasileiros, a Adidas promoveu o lançamento de camisa padronizada na causa antirracista. Flamengo e Internacional divulgaram o modelo todo preto com detalhes brancos.

Na última quarta-feira (17), a marca lançou em suas redes sociais diversos vídeos e fotos exaltando feitos de jogadores negros ao longo das trajetórias dos clubes patrocinados.

https://twitter.com/adidasbrasil/status/1460957239045406725

Bahia

O Tricolor de Aço também mexeu em seu uniforme para entrar na luta pela consciência negra. No lançamento da camisa simbolizando as raízes africanas, chamada de "Raiz de Todo Bem", o Bahia também anunciou o pugilista e campeão olímpico Hebert Conceição como embaixador do clube. O grupo ritmista Olodum também participou da festa.

https://twitter.com/sigaouli/status/1461043403345510403

Outros clubes e CBF

A Confederação Brasileira de Futebol também embarcou nas manifestações e reuniu jogadores de diversos clubes do nosso esporte bretão em um vídeo conjunto contra o racismo.

https://twitter.com/CBF_Futebol/status/1461894122441166850

Embalados pela ação, vários clubes fizeram postagens em suas redes sociais no último sábado (20), o dia oficial da Consciência Negra. Times como Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Vasco, Juventude, Fortaleza, Sport e Atlético-GO, entre outros, postaram mensagens de apoio à causa.

https://twitter.com/Palmeiras/status/1462073256521789451
https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1462043168317358087
https://twitter.com/VascodaGama/status/1462044741529387013
https://twitter.com/FortalezaEC/status/1462033924666839051
https://twitter.com/sportrecife/status/1462027959116734467
https://twitter.com/ACGOficial/status/1462077024248512516

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