Proibições

Clubes não poderão disponibilizar ingressos a torcidas organizadas

Medida foi anunciada em reunião com governador Cláudio Castro

Torcidas organizadas dos quatro grandes clubes cariocas estão proibidas de irem aos estádios
Torcidas organizadas dos quatro grandes clubes cariocas estão proibidas de irem aos estádios |  Foto: Divulgação

Durante reunião realizada nesta sexta-feira (10), o governador Cláudio Castro anunciou cinco novas medidas para coibir a violência entre torcedores durante partidas de futebol realizadas no estado. Entre as novas medidas, os clubes não poderão mais disponibilizar ingressos para torcidas organizadas, muitas delas estão proibidas de frequentar todos os estádios do Estado do Rio. 

As torcidas organizadas proibidas são: Raça Rubro-Negra, Jovem Fla, Força Jovem do Vasco, Young Flu e a Fúria do Botafogo. O encontro, que ocorreu no Palácio Guanabara, contou com a presença dos secretários de Polícia Militar, Polícia Civil e Esporte e Lazer, do Procurador-Geral do Estado e representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, dirigentes de clubes de futebol, além da Federação de Futebol do Estado do Rio.

"Implementamos um plano de ação permanente e mais enérgico para aqueles que praticam atos de violência durante os jogos. Essas ações valem para todos os campeonatos e não somente para o Carioca. Não dá para ter diálogo com quem não cumpre acordo. A mão forte do Estado será exercida. Temos total condição de realizar espetáculos esportivos dessa grandiosidade", enfatizou o governador Cláudio Castro.

As outras novas medidas, que já valem a partir dos próximos jogos, incluem:

• Abertura de inquérito pela Polícia Civil para apurar possível enquadramento na tipificação de organização criminosa;

• Arguição de inconstitucionalidade para que haja sanções administrativas às torcidas organizadas;

• Criação de plano de ação permanente entre diferentes instituições para aprimorar e elaborar novas ações de segurança.

Para o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, as medidas tomadas são de prevenção para que não aconteçam novos episódios de violência, como o da última semana.

< Médica responsável por atender bebê torturada ficou ‘trêmula’ MC Pipokinha é denunciada à PF por crime contra animais <