
Mais um caso de racismo exposto nas redes sociais. Desta vez, a denúncia veio de uma criança. Luiz Eduardo Bertoldo Santiago, de 11 anos, relatou após uma partida do Uberlândia Academy, em Caldas Novas, Goiás, que o treinador do time adversário se dirigiu a ele diversas vezes de forma racista.
RACISMO NÃO!
— Esporte Interativo (de 🏠) (@Esp_Interativo) December 18, 2020
Luiz Eduardo, do sub-11 do Uberlândia, chorou ao relatar episódio de racismo de um treinador adversário em jogo da @caldascup. O clube registrou um b.o e a @caldascup emitiu uma nota. O treinador foi suspenso provisoriamente da competição. Estamos contigo, garoto! pic.twitter.com/mLmJaQM5xA
Muito emocionado e sendo consolado pelo grupo, ele viralizou na internet e causou comoção e revolta. Muitas mensagens de carinho foram enviadas a Luiz, apesar de a postagem não ter sido feita pela sua conta. Com a repercussão, alguns perfis esportivos condenaram o ato racista do aversário.
Posteriormente, o Uberlândia Academy, através de suas redes sociais, também divulgou uma nota de repúdio, detalhando o acontecido e pedindo providências por parte dos organizadores do Caldas Cup, campeonato disputado pelo time.
O Uberlândia informou ainda que registrou Boletim de Ocorrência. A Polícia Civil vai investigar o caso. Em seguida, responsáveis pela Caldas Cup informaram que “repudiam qualquer atitude racista ou discriminatória ocorrida dentro ou fora do evento”.
Após a denúncia, a Liga Desportiva da Região das Águas Thermais, organização sem fins lucrativos que organiza a competição, decidiu suspender provisoriamente Lázaro Caiana de Oliveira, membro da comissão técnica do Set Esportes.