segunda, 28 de setembro de 2020

Eliminatórias para Copa do Mundo de 2022 ficam para março

Trinta seleções iniciarão a disputa em uma primeira fase. Foto: Fernando Torres/CBF

O início das eliminatórias da América do Norte, Central e Caribe para a Copa do Mundo do Catar de 2022 foi adiado de outubro para março devido à pandemia do coronavírus, anunciou nesta terça-feira (8) a confederação de futebol da região (Concacaf).

“A Concacaf e a Fifa concordaram que as eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo do Catar de 2022 não serão disputadas nas datas estabelecidas pela Fifa em outubro e novembro deste ano, mas que a primeira fase terá início em março de 2021”, divulgou a Concacaf.

“Muitas partes da região continuam a vivenciar situações de saúde pública muito desafiadoras e isso foi um fator chave nesta decisão”, divulgou a confederação.

“Além disso, vários países da confederação aplicaram restrições de viagem e requisitos de quarentena que tornariam extremamente difícil para 30 seleções jogarem partidas internacionais”, acrescentou a entidade no comunicado enviado à imprensa.

O presidente da Concacaf, Victor Montagliani, já havia citado na semana passada que era “provável” que as eliminatórias fossem adiadas para março.

Trinta seleções iniciarão a disputa em uma primeira fase (previstas inicialmente para outubro e novembro deste ano, mas que agora será em março de 2021) divididas em seis grupos com cinco integrantes, com El Salvador, Canadá, Guatemala, Panamá, Nicarágua e Trinidad e Tobago se destacando como os mais fortes.

O Grupo A é formado por El Salvador, Antígua e Barbuda, Granada, Montserrat e as Ilhas Virgens Americanas. No Grupo B estão Canadá, Suriname, Bermuda, Ilhas Cayman e Aruba.

No C estão Curaçao, Guatemala, São Vicente e Granadinas, Cuba e Ilhas Virgens Britânicas. O Grupo D inclui Panamá, República Dominicana, Barbados, Dominica e Anguilla.

Na chave E estão Haiti, Nicarágua, Belize, Santa Lúcia e Ilhas Turks e Caicos. E fechando, fazem parte do Grupo F Trinidad e Tobago, São Cristóvão e Nevis, Guiana, Porto Rico e Bahamas.

Os vencedores dos seis grupos jogarão a segunda fase (março de 2021) no formato de eliminatória direta com jogos de ida e volta. Os três vencedores chegarão à fase de qualificação final ou terceira fase (junho de 2021 a março de 2022).

Nessa fase estão México, Estados Unidos, Costa Rica, Jamaica e Honduras, os cinco times mais bem colocados da Concacaf no ranking da Fifa de 16 de julho deste ano. Os três classificados para a Copa do Mundo sairão desta última fase, enquanto o quarto irá para um play-off internacional.

Gazeta Esportiva

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *