terça, 27 de outubro de 2020

Estudo calcula chance do Brasil no mundial feminino e na Copa América

Jogadoras comemoram goleada sobre a Jamaica. Foto: CBF/Divulgação

Um estudo divulgado pela Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp/FGV) projetou os resultados da Copa América e da Copa do Mundo Feminina. Baseados em análises estatísticas e simulações, os dados apontam a ordem dos favoritos para vencer cada torneio.

Segundo a instituição, a Seleção Brasileira masculina tem mais chances de vencer o torneio sul-americano, com 52% de probabilidade. Em seguida, aparece o Uruguai, com 12%.

Em relação ao torneio feminino, o Brasil é apenas o oitavo no ranking, com 3%. O primeiro lugar fica com os Estados Unidos, que possuem 28% de chances de ganhar.

Os resultados não levam em conta apenas o aproveitamento do time. “Vitória ou derrota, apenas, não são fatores definitivos, porque tudo depende de quem era o adversário. Ganhar de um time mais fraco pode ter um peso igual a empatar com uma potência do esporte, por exemplo”, explica Moacyr Silva, professor da EMAp/FGV e coordenador do estudo.

Todos os resultados dos mais de 200 times masculinos e mais de 150 times femininos inscritos na FIFA, ao longo dos últimos quatro anos, foram contabilizados, dando maior peso para os mais recentes. Assim, o ataque e a defesa de cada time receberam notas, além da estimativa de quantos gols tendem a marcar e levar, de acordo com o adversário. Para chegar às estimativas sobre os dois torneios, cada partida foi simulada cem mil vezes.

Confira resultados completos da Copa do Mundo Feminina e Copa América.

Estimativas do resultado da seleção masculina na Copa América.Gráfico: FGV/Reprodução

Marta pode ser escalada

Após iniciar a campanha com uma goleada contra a seleção da Jamaica, o Brasil se preapara para enfrentar a Austrália na quinta-feira (13). A atacante Marta apareceu entre as jogadoras que treinaram na terça-feira (11) em Montepellier, na França, e deu indícios de que pode estar apta a atuar no próximo compromisso da Seleção feminina na Copa do Mundo.

Treino para enfrentar a Bolívia

Filipe Luís foi o primeiro jogador da seleção brasileira a conversar com a imprensa em São Paulo, onde os comandados de Tite estreiam na Copa América nesta sexta-feira (14), às 21h30, contra a Bolívia.

Em dez anos usando a camisa da seleção brasileira, Filipe disputou a Copa do Mundo da Rússia e conquistou a Copa das Confederações em 2013. O lateral vê semelhanças entre aquele momento e o atual do time brasileiro.

(Gazeta Esportiva)

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *