Esportes

Federação planeja retorno do futebol no RJ

Federação quer retomar atividades que foram paralisadas. Foto: Vasco da Gama

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) deu início ao planejamento de retomada das atividades do Campeonato Carioca, paralisadas no último mês. 

Na tarde desta segunda-feira (13), durante reunião por videoconferência com médicos 14 clubes e o infectologista Celso Ramos Filho, professor titular da Faculdade de Medicina da UFRJ, foi montado um grupo de trabalho que começou a confeccionar um protocolo batizado de ‘Jogo Seguro’.

"A confecção desse protocolo 'Jogo Seguro' é uma diretriz responsável e planejada para o retorno. É um trabalho pioneiro no Brasil. E criaremos uma Comissão Temporária na Ferj para a Covid-19 para acompanhamento e consultorias para os diversos casos (clubes)", afirmou o presidente da entidade, Rubens Lopes.

Em nota oficial, publicada no site da Ferj, a entidade faz questão de ressaltar que não haverá precipitação para a retomada do Estadual e,sobretudo, serão as recomendações das autoridades sanitárias.

Na publicação, foram elencados ainda os principais pontos abordados pelo grupo de trabalho: deslocamento de atletas, uniformes e acessórios utilizados pelos profissionais envolvidos no campeonato, desinfecção e descontaminação, uso de sanitários, cuidados individuais, utilização de um corredor nos locais dos treinamentos, e a proibição de outros espaços (cozinhas e restaurantes).

As propostas apresentadas na reunião serão organizadas e alinhadas em um documento, que deverá ser assinado por todos os integrantes da comissão em em nova reunião nesta terça (14). Posteriormente as sugestões serão apresentadas para as autoridades de saúde.

O Campeonato Carioca foi interrompido no dia 16 de março. Na ocasião, as atividades foram suspensas por 15 dias, porém, nove dias depois a Ferj ampliou o tempo de inatividade até 30 de abril. O Estadual foi paralisado na quarta rodada da Taça Rio, no segundo turno da competição.

Em reunião realizada anteriormente por um outro grupo de articulação - Comissão Nacional dos Clubes (CNC), que engloba equipes das Séries A, B, C e D -  ficou definido, a princípio, que os campeonatos estaduais não serão cancelados, porém, não há um acerto no que diz respeito à data de realização das partidas restantes.

< Mais de mil empreendedores já receberam auxílio em Niterói Governo Federal cria grupo para coordenar recuperação econômica <