Esportes

Grêmio e Flamengo iniciam briga por vaga nas quartas da Copa do Brasil

Imagem ilustrativa da imagem Grêmio e Flamengo iniciam briga por vaga nas quartas da Copa do Brasil
|  Foto: Foto: Alexandre Vidal/CRF
Histórico recente entre Fla e Grêmio é intenso. Foto: Alexandre Vidal/CRF

Oito títulos da Copa do Brasil estarão em campo nesta quarta-feira (25), às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, no confronto entre Grêmio e Flamengo. O Tricolor Gaúcho já faturou cinco vezes a competição (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016), enquanto o Rubro-Negro Carioca levou a taça em três ocasiões (1990, 2006 e 2013).

O jogo marca o reencontro do técnico flamenguista, Renato Portaluppi, com o Grêmio, equipe em que é ídolo e conquistou títulos tanto como jogador quanto como treinador. A equipe da Gávea passou com facilidade por Coritiba e ABC de Natal para chegar até as quartas de final da Copa do Brasil.

Na última atuação pelo Brasileirão, o Fla empatou em 1 a 1 com o Ceará na Arena Castelão. O Fla deve ter a volta de jogadores importantes como Isla e Arrascaeta, além da possível estreia de Andreas Pereira, que foi relacionado para a partida.

Já o Imortal passou por Vitória e Brasiliense. Quem também vai se reencontrar com o Flamengo é o lateral Rafinha, que depois de 8 anos no Bayer de Munique, voltou ao Brasil para jogar no time da Gávea e participar da vitoriosa campanha da Libertadores em 2019.

O time de Felipão vem de vitória por 2 a 0 sobre o Bahia e deve ter os retornos dos zagueiros Geromel e Kanemman, além do meia Thiago Santos e do atacante Ferreira, que recuperado de lesão deve começar a partida no banco de reservas.

Contexto atual

Protagonistas de grandes duelos nos últimos anos, Flamengo e Grêmio estarão novamente frente à frente. Ex-técnico gremista, desta vez Renato Gaúcho estará na área técnica rubro-negra. Do outro lado, está Luiz Felipe Scolari, o maior vencedor do mata-mata nacional, com quatro títulos.

Ao contrário dos dos últimos anos, o Flamengo vai encontrar um Grêmio buscando a recuperação na temporada. Em 2021, o time não conseguiu chegar à fase de grupos da Libertadores e caiu nas oitavas da Sul-Americana. No Brasileirão, aparece na zona do rebaixamento com apenas quatro vitórias em 16 jogos.

Mas, desde que Felipão assumiu, a equipe vem ensaiando uma recuperação no Brasileiro. Em sete jogos, foram duas derrotas, dois empates e três vitórias, a última no sábado contra o Bahia.

O Flamengo, por sua vez, também cresceu de produção com Renato Gaúcho no lugar de Rogério Ceni. O Rubro-Negro, mesmo com dois jogos a menos que os líderes, é o quinto colocado no Brasileiro. Além disso, está nas semifinais da Libertadores.

Um clássico como este, entretanto, não tem favorito e qualquer resultado é possível nesta quarta-feira. O Flamengo tem problemas na zaga, com Rodrigo Caio fora e Léo Pereira dúvida devido a um trauma no pé direito. Fora isso, Renato terá força máxima.

Ficha técnica

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: Quarta-feira, 25 de agosto de 2021
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

FLAMENGO: Diego Alves, Isla, Gustavo Henrique, Léo Pereira (Bruno Viana) e Filipe Luís; Willian Arão, Diego, Arrascaeta e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol
Técnico: Renato Gaúcho

GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Vanderson, Rodrigues (Geromel), Kannemann e Rafinha; Thiago Santos, Douglas Costa, Lucas Silva, Villasanti e Alisson; Borja
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Agência Brasil e Gazeta Esportiva

< Baleado durante tentativa de assalto na BR- 101 Saiba as regras do estacionamento rotativo em São Gonçalo <