Esportes

Itália vence Inglaterra nos pênaltis e conquista a Eurocopa após 43 anos

Bonucci foi o autor do gol da seleção italiana no tempo normal. Foto: Reprodução

Depois de 43 anos, a Itália conquistou a Eurocopa após vencer a Inglaterra, nos pênaltis, neste domingo (11), em partida eletrizante em Wembley. Diante de mais de 67 mil pessoas, recorde de público na competição, as seleções protagonizaram um superjogo, que terminou empatado em 1x1 com gols de Luke Shaw, para a Inglaterra, e Leonardo Bonucci, para a Itália, e continuou empatado na prorrogação. Nos pênaltis, a estrela do goleiro Gianluigi Donnarumma brilhou e a "Squadra Azzurra" soltou o grito de campeão após mais de quatro décadas de espera.

Logo no começo do jogo, a Inglaterra abriu o placar com gol de Luke Shaw, que aproveitou belo cruzamento de Trippier e estufou a rede da Itália, aos 2 minutos do primeiro tempo. Assustada, a equipe italiana sentiu o "baque" e não conseguia sair da marcação pressão dos ingleses, que começou utilizando bastante os atacantes Sterling e Kane. Depois do susto inicial, Chiesa teve a primeira grande chance da Itália, aos 35 minutos, após arrancar da intermediária e assustar o goleiro Pickford com chute que passou rente à trave.

No retorno do intervalo, a Itália voltou melhor e passou a pressionar os ingleses em seu campo de defesa. A pressão deu certo e os italianos ameaçaram com chutes de Insigne. Aos 21 minutos da segunda etapa, Leonardo Bonucci aproveitou sobra após escanteio e empatou a partida, levando os quase seis mil italianos à loucura em Wembley. Após o empate, a partida diminuiu de ritmo e a prorrogação era questão de tempo. Dito e feito, o empate perdurou até o fim do tempo normal.

Na prorrogação, as duas equipes revezavam no controle da partida, mas sem nenhum delas ameaçar uma pressão no campo de ataque. Os italianos chegaram a reclamar de um possível pênalti após a bola bater no braço de Maguire. Entretanto, o árbitro da partida alegou braço colado ao corpo e nada foi marcado. Fim de papo, a Eurocopa não poderia ser decidida de forma diferente.

Nos pênaltis, a Itália se saiu melhor e venceu por 3x2 após Rashford, Sancho e Saka desperdiçarem as suas cobranças. Uma enorme festa para a torcida italiana, que mesmo em minoria, soltou o grito de campeão após a defesa decisiva de Donnarumma.

< 'Domingo na Praça' agita população de Itaboraí Ataque a PM termina com três presos em São Gonçalo <