Vitória

Judoca Rafaela Silva ganha medalha de ouro em competição na Turquia

Outros dois brasileiros levaram bronze no Grand Slam de Antália

Brasileira venceu na categoria de até 57kg
Brasileira venceu na categoria de até 57kg |  Foto: Reprodução/Twitter
 

Mais um ouro para conta do Brasil e com emoção. Isso porque Rafaela Silva conquistou, nesta sexta-feira (31), medalha de ouro no Grand Slam de Antália, na Turquia, com wazari em cima da canadense Christa Deguchi, quando faltavam apenas três segundos para o término do combate entre elas. A brasileira levou a melhor na decisão da categoria até 57kg.

Wazari é um termo usado no judô, que nada mais é quando a pontuação equivale aos 100 pontos, que ocorre quando um atleta derruba seu adversário com um golpe quase perfeito e que ele cai de costas.

Rafaela e Christa já se esbarram outras quatro vezes, com a canadense levando a melhor com três vitórias, e atualmente ela é a número dois do mundo. Desta vez, no entanto, a campeã olímpica e mundial deu o golpe final.

Além de Rafaela, outras brasileiros levaram medalhas para casa. Jéssica Lima bateu a alemã Seija Ballhaus, também com um wazari no primeiro minuto do combate. Ela ainda ficou pendurada com duas punições, mas conseguiu segurar a vantagem.

William Lima venceu Gusman Kyrgyzbayev, do Cazaquistão, no golden score, com o oponente sendo desclassificado por três punições. William competiu na categoria até 66kg e, ao final da luta, fez um gesto de embalar um bebê com as mãos, em homenagem à gravidez de sua esposa.

Já Amanda Lima disputou a medalha de bronze na categoria até 48kg, mas terminou em quinto lugar depois de perder para a mongol Baasankhuu Bavuudorj, que marcou um wazari no golden score.

Com o Mundial de Judô programado para maio em Doha, Catar, há uma grande expectativa para ver como os atletas brasileiros se sairão na competição mais importante do esporte após as Olimpíadas.

< Aline leva a melhor contra Alface e se torna a líder da semana Dois caminhões e um carro se envolvem em acidente na BR-101 <