segunda, 18 de janeiro de 2021

Membro do COI põe em xeque a realização das Olimpíadas de Tóquio

Olimpíadas podem não acontecer. Foto: Divulgação

A menos de 200 dias para a cerimônia de abertura, segue incerta a realização das Olimpíadas de Tóquio devido à segunda onda do novo coronavírus no Japão.

Nesta sexta-feira, o canadense Dick Pound, membro do Comitê Olímpico Internacional, não garantiu a realização do maior evento esportivo do mundo em entrevista à BBC.

– Não posso ter certeza porque o grande problema são os contínuos surtos do vírus – disse.

Pound também reforçou a necessidade de dar prioridade aos atletas classificados para as Olimpíadas de Tóquio 2020 no processo de vacinação.

Ao passo que os organizadores afirmam estarem prontos para sediar os Jogos reprogramados, o Japão declarou estado de emergência esta semana. O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, falou em “sensação de crise” ao anunciar planos de emergência da Covid-19 após Tóquio registrar 2.447 novos casos da doença.

Dick Pound sugeriu que vire exigência a declaração dos atletas de que tomaram a vacina antes de entrarem no país, visando dar exemplo para toda a população mundial.

– Os atletas são modelos importantes e, ao tomarem a vacina, podem enviar uma mensagem poderosa de que a vacinação não é apenas sobre saúde pessoal, mas também sobre solidariedade e consideração pelo bem-estar de outras pessoas em suas comunidades – declarou o canadense.

Uma pesquisa local recente mostrou que a maioria da população japonesa se opõe à realização dos Jogos em 2021, favorecendo um novo adiamento ou o cancelamento total do evento.

Caso não sejam realizadas neste ano, é possível que as Olimpíadas de Tóquio sejam canceladas – já que, em 2022, será realizada a Copa do Mundo do Qatar. Embora esteja prevista para o mês de novembro, é improvável que os dois eventos sejam realizados na mesma temporada.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *