Taça!

Mengão vence o Palmeiras nos pênaltis e é campeão Brasileiro Sub-20

Este é o segundo título do Rubro-Negro na categoria

Flamengo conquistou seu segundo título Brasileiro Sub-20
Flamengo conquistou seu segundo título Brasileiro Sub-20 |  Foto: Paula Reis/Flamengo
  

Flamengo e Palmeiras decidiram o título do Campeonato Brasileiro sub-20 na manhã desta quinta-feira (7), no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Rio, e empataram em 0 a 0 no tempo normal. Com o resultado igual, a final foi para a disputa de penalidades máximas, onde o Mengão levou a melhor e conquistou o caneco: 3 a 2.

Por ter garantido melhor campanha com relação ao clube palestrino (30 a 28 nos pontos totais), o Rubro-Negro teve o privilégio de fazer a decisão única em seus domínios.

Com o título, o Flamengo conquistou seu segundo troféu do Brasileirão sub-20. O primeiro foi vencido em 2019, em final de dois jogos contra o próprio Alviverde.

A missão do Verdão era conquistar o bicampeonato consecutivo da principal competição nacional de base. Em 2022, as Crias da Academia venceram o Corinthians por 1 a 0 na final, com gol de Endrick, na Neo Química Arena. O Alviverde já havia levantado o caneco em 2018, ao vencer o Vitória na decisão em pleno Allianz Parque.

O jogo

O início do primeiro tempo da grande final foi parelho. Até os 15 minutos de etapa inicial, Flamengo e Palmeiras faziam partida equilibrada.

Aos poucos, no entanto, o Mengão foi tomando controle das ações ofensivas e passou a ditar o ritmo. A equipe do técnico Mario Jorge ameaçou por três vezes: primeiro, aos 18, Petterson arriscou belo chute de fora da área e Kaique espalmou; depois, aos 29, Evertton tentou de longe e a bola passou raspando o travessão; por fim, na marca de 36 minutos, o goleiro do Palmeiras mais uma vez evitou gol de Petterson após linda jogada individual do jogador do Flamengo — que carregou pelo meio, driblou dois defensores e finalizou da meia-lua.

No segundo tempo, começo agitado. Aos 3, Kevin chutou de fora da área e Dyogo Alves espalmou para o lado; no rebote, Estêvão isolou. Pouco depois, veio a resposta flamenguista: Werton aproveitou bate e rebate dentro da área e bateu forte, mas Kaique fez nova bela defesa.

Ao final dos 90 minutos de tempo regulamentar, o empate por 0 a 0 no marcador persistiu. Pelo regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), disputa de pênaltis para decidir o campeão, pois.

Nas penalidades máximas, Kevin e Thalys fizeram para o Palmeiras, enquanto Diegão, Rayan Lucas e Petterson converteram para o Flamengo. Allan, Ian — que resolveu bater com 'paradinha', proibida desde 2011 — e David Kauã desperdiçaram pelo Alviverde; por outro lado, Lorran errou pelo Mengão.

Gazeta Esportiva

< Kayky Brito apresenta reposta satisfatória ao tratamento Vídeo: criminoso esquece de jogar granada, explode carro e mata 4 <