Luto

Morre Zagallo, maior campeão do futebol, aos 92 anos

Ex-jogador estava internado em hospital no Rio

Ocupando cargos de jogador, técnico ou coordenador técnico, Zagallo é o maior vencedor com a camisa da Seleção Brasileira
Ocupando cargos de jogador, técnico ou coordenador técnico, Zagallo é o maior vencedor com a camisa da Seleção Brasileira |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Morreu, nesta sexta-feira (5), Mário Jorge Lobo Zagallo, ou apenas Zagallo, aos 92 anos. A causa do falecimento foi falência múltipla de órgãos, segundo o hospital Barra D’Or, onde o ex-jogador estava internado desde o fim de dezembro de 2023.

"É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo. Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas", diz nota publicada pela família.

Leia+: Velório de Zagallo acontece na sede da CBF e será aberto ao público

Em 9 de agosto de 2023, data do seu último aniversário, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou uma homenagem ao maior campeão do mundo do futebol. 

"Parabéns ao Mário Jorge Lobo Zagallo pelos 92 anos de uma vida espetacular dedicada ao futebol e à Seleção Brasileira. Zagallo disputou sete Copas do Mundo, conquistando quatro títulos, um feito inédito, que mostra a sua grandiosidade. Diante de tanta história, temos sempre que reverenciá-lo. Desejamos muita saúde e alegria para o nosso ídolo nesta data", disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, na ocasião.

Naquele mês, Zagallo ficou internado 22 dias para tratar uma infecção urinária. Em 2022, o ídolo do futebol foi hospitalizado com um quadro de infecção respiratória.

Ocupando cargos de jogador, técnico ou coordenador técnico, Zagallo é o maior vencedor com a camisa da Seleção Brasileira. 

Como atleta, conquistou as Copas do Mundo de 1958 e 1962, já em 1970 venceu como treinador, e, por fim, de 1994, como coordenador da comissão técnica de Carlos Alberto Parreira.

Em outubro de 2022, Zagallo ganhou uma estátua de cera no Museu da Seleção Brasileira, na sede CBF. A obra levou cerca de dois anos para ficar pronta.

Zagallo também foi técnico do Brasil nos Mundiais de 1998 e 1974, quando ficou na segunda e quarta colocações, respectivamente. Seu último trabalho na Seleção foi como coordenador, estando presente na delegação brasileira na Copa do Mundo de 2006. Nesta última ocasião, o Brasil caiu para a França, nas quartas.

O ídolo do futebol brasileiro soma, ao todo, 36 partidas com a camisa da Amarelinha, sendo 29 vitórias, quatro empates e apenas três derrotas.

Figura de destaque não apenas dentro de campo, Zagallo é dono de um dos bordões usados com bastante frequência no futebol brasileiro quando algum jogador se sente duvidado pelos torcedores e/ou críticos. Em 1997, após a conquista da Copa América o ex-jogador disse o famoso: "Vocês vão ter que me engolir".

Veja imagens marcantes da trajetória de Zagallo:

  • Morre Zagallo, maior campeão do futebol, aos 92 anos
  • Morre Zagallo, maior campeão do futebol, aos 92 anos
  • Morre Zagallo, maior campeão do futebol, aos 92 anos
  • Morre Zagallo, maior campeão do futebol, aos 92 anos

< Cantora Wanessa Camargo completa 'Big Day' do BBB 24 Tradição da 'Folia de Reis' segue viva em Magé e São Gonçalo <