Esportes

Niterói será a primeira cidade do estado a receber eMuseu Itinerante do Esporte

Imagem ilustrativa da imagem Niterói será a primeira cidade do estado a receber eMuseu Itinerante do Esporte
A carreta tem 13,50 metros de comprimento e ficará cerca de uma semana em cada cidade até o fim do projeto, que será documentado em vídeo. Foto: Divulgação

Plataforma para criação de exposições e galerias virtuais, o eMuseu do Esporte fará um roadshow por nove cidades do estado do Rio de Janeiro entre os meses de dezembro e março de 2022. Uma carreta itinerante foi projetada para levar ao público a oportunidade de se divertir com experiências imersivas e conhecer um pouco mais sobre a memória do esporte brasileiro. Na próxima segunda-feira (13), a partir das 10h, Niterói será o primeiro município a receber a carreta, que ficará estacionada na Concha Acústica, localizada em São Domingos, até sexta-feira (17).

Atualmente, o eMuseu do Esporte possui 13 galerias virtuais permanentes e 11 exposições, com um total de 24 ambientes diferentes, em uma plataforma 3D: a empresa patrocinadora master do projeto, Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM), Museu Internacional do Esporte, Desporto Militar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude.

“Com a carreta itinerante, trazemos ao mundo real o que hoje só existe virtualmente. Queremos que crianças, jovens, adultos e idosos conheçam um pouco mais do nosso trabalho, que foi pensado para preservar a memória do esporte no Brasil e deixar um legado para as futuras gerações”, comentou Bianca Gama, CEO do eMuseu do Esporte.

Na parte interna da carreta, o visitante terá a chance de interagir com um holograma de Magic Paula, uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos, e sentir-se parte de diferentes modalidades esportivas com vídeos imersivos e simuladores de skate, bicicleta e surfe, entre outras atrações. Do lado externo, a ideia é oferecer ao público a possibilidade de práticas esportivas amadoras, clínicas com atletas e ex-atletas e oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei.

“Nas cartilhas, ensinamos como utilizar material reciclado para criar material esportivo de diferentes esportes. Vamos aproveitar a presença da carreta nas cidades para falar sobre sustentabilidade, educação e inclusão, além de dar visibilidade aos nossos parceiros. São alguns dos pilares do nosso projeto”, acrescentou Bianca.

“Para Niterói, que tem uma característica de cidade esportiva e está sempre sediando eventos nacionais e internacionais em várias modalidades , é uma grande honra a carreta começar por aqui. Niterói tem Aída dos Santos, única mulher da delegação brasileira a disputar os Jogos Olímpicos de 64, em Tóquio. Um expoente e motivo de muito orgulho para os niteroenses. Depois, muitos outros atletas vieram consagrando a cidade como um berço do esporte. Por isso sempre apoiaremos iniciativas como essas”, afirmou Luz Carlos Gallo, secretário de Esporte e Lazer de Niterói .

Confira as cidades que vão receber a carreta itinerante e as respectivas datas:

Niterói – 13/12 a 17/12
Rio de Janeiro – 20/12 a 22/12
Angra dos Reis – 07/01 a 17/01
Bom Jesus – 20/01 a 27/01
Macaé – 30/01 a 06/02
Búzios – 10/02 a 18/02
Resende – 22/02 a 02/03
Teresópolis – 06/03 a 14/03
São Pedro – 18/03 a 27/03

< Dupla é presa com 120 frascos de lança perfume em Rio Bonito PF prende acusado de tráfico internacional de drogas em Angra dos Reis <