Esportes

O 'piloto militar' do batalhão de São Gonçalo destaque na Motovelocidade

Imagem ilustrativa da imagem O 'piloto militar' do batalhão de São Gonçalo destaque na Motovelocidade
|  Foto: Foto: Lucas Benevides
O policial Gabriel Silva é, também, campeão estadual de Superbike. Foto: Lucas Benevides

Quando se fala Polícia Militar, o senso comum traz à tona a rotina de trabalho baseada em redução de índices criminais e confrontos com criminosos. Entretanto, o cabo Gabriel Silva, de 33 anos, lotado no Batalhão de São Gonçalo (7°BPM), revela um outro lado da farda ao se destacar sobre duas rodas, conquistando o Campeonato Estadual de Superbike em 2020, após dez etapas, e liderando a categoria de estreantes do Campeonato Brasileiro de Superbike em 2021, principal competição de motociclismo das Américas. No âmbito estadual, o militar caminha a passos largos para o bicampeonato neste ano após disparar na liderança do torneio.

Nascido em São Francisco, na Zona Sul de Niterói, o pm revela que sempre teve paixão por motos - mas só adaptou o amor à competição no ano passado, quando recebeu o convite de um amigo para participar de competições de Superbike. Desde então, o militar, que está nas fileiras da corporação há oito anos, vem crescendo e se destacando.

“Eu amo a Polícia Militar e não troco isso aqui por nada. Desde o ano passado, passei a conciliar a atividade militar com a esportiva e venho colhendo os frutos de muito trabalho diário junto com a minha equipe. No ano passado, conquistei o Estadual depois de corridas emocionantes com vitórias até na última curva. Atualmente, lidero o Estadual e sou o primeiro colocado entre os estreantes do Campeonato Nacional. A competição ainda está no começo, mas vou seguir evoluindo junto com a minha equipe e esperamos colher frutos grandiosos no fim do ano”

Quando questionado se a junção das duas profissões acaba desviando o foco da Polícia Militar, Gabriel não titubeou e logo agradeceu o apoio da corporação, que vem dando total incentivo à prática esportiva do “piloto-militar”. Além disso, agradeceu aos organizadores do campeonato nacional de Superbike, Marcelo Rodrigues e Denis Lemos, pela confiança e apoio durante as competições nacionais.

“Diante dessa pergunta, temos que ressaltar que venho tendo apoio do comandante Tramontini, que chegou aqui para mudar a minha vida e de muitos policiais, e ao comandante geral, coronel Figueiredo, que vem acreditando em mim e fazendo todos os esforços para que eu siga fazendo as duas coisas que eu mais amo depois da minha família: a Polícia Militar e o motociclismo”, disse Gabriel.

O comandante da unidade, tenente-coronel Gilmar Tramontini ressalta a importância de valorizar os atletas que vem surgindo dentro da unidade valorizando o trabalho do Batalhão de São Gonçalo.

“É importante ressaltar que o Policial Militar possui uma vida fora do ambiente de trabalho. E diante de um trabalho incessante no combate à criminalidade que vem mostrando resultados, vem surgindo profissionais em outras áreas. Um desses casos é o Gabriel, que possui um talento gigante e ainda vai crescer muito na modalidade. Tenho certeza que em breve será campeão nacional”

A próxima etapa do Campeonato Estadual de Superbike acontece entre os dias 7 e 8 de agosto, no Autódromo Internacional de Potenza, em Minas Gerais. Já a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Superbike acontece no dia 22 de agosto, em Interlagos, São Paulo.

< Programas sociais são prorrogados para a população de Maricá Preso suspeito de chefiar tráfico de drogas em comunidades de Itaboraí <