Esportes

Pesquisa revela os clubes mais queridos do Brasil nas redes sociais

Clube de Regatas Flamengo lidera lista com maior número de seguidores, no somatória das redes sociais pesquisadas. Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Divulgação

A era digital já chegou ao Brasil há alguns anos. As redes sociais ganham cada vez mais espaço, sobretudo no esporte. Além disso a pandemia de Covid-19, fez dos meios digitais uma ponte ainda mais necessária para torcedores, afastados das arquibancadas - como mostra um levantamento feito pelo IBOPE Repucom, especializada em métricas e pesquisas voltadas ao cenário esportivo.

Apenas no primeiro semestre desse ano, os 50 clubes brasileiros com maior engajamento ultrapassaram a marca de 5,5 milhões de novos seguidores - somando Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok.

Este é o maior índice de crescimento registrado nos últimos cinco anos de monitoramento. Somente no mês de junho, 1,7 milhão de novos inscritos foram identificados - com destaque para Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos, que, juntos, somaram mais de 830 mil inscrições.

O Flamengo figura na liderança em crescimento mensal. No último mês, o rubro-negro carioca somou próximo de 410 mil novas inscrições em seus canais oficiais. Considerando que 70% do desempenho flamenguista no último mês foi proveniente de sua base de seguidores no Instagram (38%) e no Twitter (32%). O clube também liderou o crescimento mensal em quatro das cinco plataformas no último mês.

O Palmeiras somou 163 mil inscritos no combinado de suas redes. O crescimento do alviverde paulista foi concentrado em seu oficial no TikTok, responsável por 61% de seu resultado em junho. O clube, juntamente com o Flamengo, liderou o crescimento mensal no TikTok com mais de 100 mil novos inscritos. Com este resultado o Palmeiras chega a 1,1 milhão de seguidores no TikTok e se iguala na vice liderança em seguidores com o Corinthians nesta plataforma.

Foto: IBOPE Repucom

O São Paulo fecha o pódio na terceira posição no crescimento mensal ao somar próximo de 99 mil novas inscrições. 65% do desempenho são-paulino no último mês foi proveniente de sua base de seguidores no Instagram (36%) e no Twitter (29%).

O Corinthians registrou crescimento similar ao do São Paulo, ao somar 98 mil novas inscrições combinadas em suas contas. Assim como os demais clubes que mais somaram seguidores no último mês, o desempenho corintiano foi praticamente todo concentrado em seus perfis oficiais no Instagram e Twitter.

O Santos fecha o grupo dos cinco clubes com maiores crescimentos em junho. O alvinegro praiano somou quase 64 mil novas inscrições em seus perfis oficiais com foco em seus perfis no Instagram (32%) e TikTok (27%).

O Sport se destaca ao ultrapassar a marca dos 4 milhões de seguidores no combinado de suas redes. O resultado do clube pernambucano foi impulsionado por sua conta no TikTok que atualmente conta com 450 mil inscritos. O TikTok, inclusive, foi a plataforma responsável por 68% (25,6 mil) das novas inscrições do Sport no último mês. Este resultado foi o terceiro melhor entre todos os clubes nesta plataforma.

Ceará e Fortaleza estão entre os 5 maiores crescimentos do mês no TikTok. Os rivais tiveram desempenho muito similar nesta plataforma ao somar cerca de 25 mil novos inscritos em junho.

É possível identificar um perfil diferente de torcedor em cada uma das redes apuradas - assim como uma missão diferente para os clubes ao administrá-las. Enquanto Instagram e TikTok abusam de conteúdos audiovisuais, Facebook e Twitter atraem o público para a interação mais direta. O YouTube, plataforma direta de vídeos mais elaborados, mostra nos números que ainda não emplacou no país; o clube com mais inscritos é o Flamengo, com pouco mais de 6 milhões. Felipe Neto, o maior YouTuber do Brasil, já ultrapassou a marca dos 42 milhões.

Ainda assim, os números são bastante expressivos e criam um novo papel para os clubes. Além do sucesso dentro de campo, as diretorias precisam se preocupar com a forma pela qual os clubes se comunicam com suas torcidas; não se trata apenas de fidelizá-las, mas aproximá-las cada vez mais, saber vender seus produtos para cada público-alvo e explorar da melhor forma as ferramentas de cada rede.

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