Esportes

Projeto levará artes marciais para colégios estaduais

Lançamento do projeto "Esporte na Escola". Foto: Philipe Lima/Governo do RJ

O governo estadual do Rio de Janeiro quer implementar ainda este ano o programa 'Praticando Educação', que levará o ensino e a prática das artes marciais e de outras modalidades esportivas às escolas da rede pública estadual do Rio de Janeiro.

O governador Wilson Witzel, o vice-governador Claudio Castro e o secretário de Educação, Pedro Fernandes, participaram do evento de lançamento nesta terça-feira (23).

A Secretaria de Estado de Educação afirmou que o programa está em fase de análise de currículo dos profissionais. A previsão é de que inicie até o final do ano. A dinâmica das aulas será definida pela direção de cada unidade escolar, de acordo com a realidade local, afirmou a secretaria.

"A luta ensina a ter disciplina e perseverança para que os jovens conquistem seus objetivos. As faixas representam o que é a vida: estudando, trabalhando, conquistaremos objetivos cada vez melhores e maiores" disse o governador.

A ideia do programa é estimular o envolvimento dos jovens com o esporte, revelar novos talentos e, principalmente, incentivar no ambiente escolar os valores esportivos, como o espírito de equipe.

"Depois que entrei para o jiu-jitsu, quando criança, meu desempenho melhorou significativamente não só como aluno, mas como cidadão. A luta ensina respeito às pessoas e melhora o desempenho escolar. É isso que esperamos refletir nas nossas escolas" afirmou Pedro Fernandes.

Também participaram do evento o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Felipe Bornier, além de atletas e personalidades do esporte, como o lutador de UFC, Rogério Minotouro; o líder da Equipe Nova União, Dedé Pederneiras; o árbitro de UFC, da Comissão Atlética de MMA, e instrutor de Lutas da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), Eduardo Herdy; e representantes das equipes Carlson Gracie Team, GFTeam, Índio Team e Pejor.

< Flamengo busca vencer diante do Emelec PM recupera carro roubado e prende acusados em Itaipuaçu <