terça, 27 de outubro de 2020

Psicóloga do Fluminense explica trabalho com o elenco durante a quarentena

Último jogo do Fluminense foi no dia 15 de março, diante do Vasco. Foto: Divulgação

A quarentena imposta pelas autoridades pela pandemia de coronavírus trouxe novos desafios para os profissionais do departamento de futebol. No Fluminense, uma das preocupações é quanto a parte psicológica dos atletas. Por isso, a psicóloga do clube, Ana Paula Rocha, falou sobre o que tem feito para atender as necessidades dos jogadores.

“Estamos fazendo dinâmicas de grupo com as equipes e também começamos a fazer dinâmicas com temas específicos. Essa semana será sobre ansiedade e, semana que vem, sobre estresse. Também aplico um questionário para avaliar o humor dos atletas e tentar perceber alguma coisa que às vezes nem eles mesmos percebem”, disse ao site do clube.

Neste questionário, segundo a profissional, são avaliamos tensão, depressão, angústia, ‘que está ligada a raiva, vigor, fadiga e confusão, geralmente ligada a um estado de tristeza alto’, conta.

“Sempre antes de aplicar qualquer técnica, que chamamos de treinamento das habilidades psicológicas, faço um trabalho psicoeducativo explicando o que é, como funciona e para que serve”, explicou.

Além disso, Ana Paula Rocha revelou que enviou um áudio para todos os jogadores poderem escutar quando quiserem. O objetivo é não gerar ansiedade dos jogadores quanto ao retorno das atividades.

“Através do treinamento de mindfulness, trabalhamos a atenção plena para depois acalmar a mente. Quando conseguimos acalmar a mente, focamos na tarefa que precisamos fazer no momento. Se focarmos no futuro, geramos uma ansiedade muito grande. Esse trabalho vai além do esporte, vai ajudar na vida de todos os atletas. O ideal é que seja praticado todos os dias”, declarou.

O Fluminense segue com os treinos virtuais com o elenco, ainda sem data para a retomada das atividades no CT. A diretoria tricolor já adiantou que só vai se pronunciar o retorno dos trabalhos após a liberação por parte das autoridades cariocas.

Publicado às 17h20. Gazeta Esportiva.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *