Campanha pífia

Ramon Menezes é demitido após fracasso no Pré-Olímpico

Saída acontece logo após Seleção ficar de fora da Olimpíada

Menezes não foi o único demitido pela CBF após péssima campanha
Menezes não foi o único demitido pela CBF após péssima campanha |  Foto: Joilson Marconne/CBF

Após uma péssima campanha da Seleção Brasileira Pré-Olímpico, que perdeu para a Argentina, no último domingo (11) e ficou de fora da Olimpíada de Paris-2024, a CBF decidiu fazer mudanças nas categorias de base. A principal delas foi a demissão do técnico Ramon Menezes, do sub-20, que foi muito criticado pelo desempenho com os jogadores do time sub-23. Além dele, o coordenador Branco também está saindo.

O fracasso na busca por uma das duas vagas olímpicas, juntamente com as decepcionantes performances em campo, foram fatores determinantes para a decisão. Além disso, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, optou por efetuar as duas demissões antes da extensa reestruturação prevista com a chegada de Rodrigo Caetano, o recém-nomeado diretor do departamento de futebol da CBF. Essas informações foram inicialmente reportadas pelo site 'Uol' e posteriormente confirmadas pelo site “O Dia”.

Os treinadores das seleções sub-17 (Phelipe Leal) e sub-15 (Dudu Patetuci) também não serão mantidos.

Trabalho do técnico na Seleção

Contratado nos primeiros meses de 2022, Ramon Menezes conquistou o título do Sul-Americano sub-20 e do Pan-Americano sub-23, ambos disputados em 2023. Apesar de sua experiência limitada na carreira, assumiu interinamente a seleção brasileira principal após a saída de Tite.

Em três partidas, registrou derrotas para Senegal e Marrocos, e apenas uma vitória sobre Guiné. O desempenho levou a CBF a desistir de sua continuidade, optando por contratar Fernando Diniz para assumir nos primeiros jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

No ano de 2024, a seleção sub-20 teve um desempenho abaixo do esperado no Mundial da categoria, mesmo alcançando as quartas de final. Foi eliminada por Israel, sofrendo uma derrota por 3 a 2.

Já no Pré-Olímpico, o estilo de jogo adotado e as atuações insatisfatórias, com pouca efetividade no ataque, resultaram em diversas críticas. No quadrangular final, a seleção brasileira foi derrotada por Paraguai e Argentina, terminando na última posição.

< Funcionário é preso acusado de desviar dinheiro de hotel em Niterói Sol ou chuva? Confira a previsão do tempo para o fim de semana <