Esportes

'Resposta Histórica' do Vasco completa 97 anos

Imagem ilustrativa da imagem 'Resposta Histórica' do Vasco completa 97 anos
Estádio de São Januário com decoração temática de 1924, ano do ato histórico. Foto: Reprodução/Vasco

O movimento conhecido como ''Resposta Histórica'' completou 97 anos nesta quarta-feira (7). Na ocasião, o Vasco da Gama se negou a excluir os jogadores negros de seu elenco e foi barrado do Campeonato Carioca de 1924, mesmo sendo o campeão do ano anterior.

Em 1923, seu ano de estreia na Liga Metropolitana de Football, o Cruzmaltino alcançou o título da competição. Entretanto, desagradou a federação e os clubes mais influentes da época, já que a maioria dos jogadores utilizados pelo Vasco eram negros e suburbanos - algo malvisto à época.

Elenco do Vasco de 1923. Foto: Divulgação

Depois do acontecimento, Flamengo, Fluminense, Botafogo e demais clubes organizaram a Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA) e convidaram o time de origem portuguesa a participar. Havia, entretanto, uma condição para sua entrada na competição: o clube precisaria dispensar os 12 atletas de negros de seu elenco.

Em 7 de abril de 1924, José Augusto Prestes, então presidente do Vasco, se negou a realizar as demissões, concretizando o posicionamento que ficou conhecido como ''Resposta Histórica''.

Confira o documento:

Documento da ''Resposta Histórica''. Foto: Divulgação

Durante todo o dia, o Vasco e seus torcedores vêm exaltando a data nas redes sociais.

https://twitter.com/VascodaGama/status/1379837924313866246

O Cruz-Maltino entra em campo nesta quarta-feira (7), às 21h30, contra a Tombense, no Almeidão, em Tombos-MG, em jogo único, válido pela segunda fase da Copa do Brasil. Quem vencer avança na competição. Em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

< CBF descarta auxílio a clubes e planeja compra de vacinas 'Nenhuma O.S trabalha de forma correta', acusa ex- secretário de Saúde do Rio <