Esportes

São Januário é reconhecido como patrimônio histórico do Rio de Janeiro

São Januário agora é patrimônio histórico. foto: Rafael Ribeiro/Vasco

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro reconheceu nesta quinta-feira (11), através de um projeto de lei, o estádio de São Januário como patrimônio histórico da cidade.

A notícia foi muito bem recebida pelo Vasco da Gama, que pretende explorar o título para expandir o Tour da Colina, programa de visitação criado para mostrar as dependências do local.

Vale ressaltar que o projeto considera São Januário "como de interesse histórico, cultural, desportivo e social para o Município do Rio de Janeiro o Estádio Vasco da Gama, conhecido como São Januário", mas não se trata de um tombamento do estádio.

Autor do projeto de lei nº 263/2017, o vereador Tarcísio Motta celebrou a decisão através de suas redes sociais. Renato Cinco e Paulo Pinheiro também participaram da elaboração.

https://twitter.com/MottaTarcisio/status/1370049902487670787

Carlos Roberto Osório, vice-presidente do clube, celebrou a novidade.

- Para o Vasco e para os vascaínos, é uma honra ter esse reconhecimento do legislativo. Traz o reconhecimento justo para esse estádio histórico para o Rio e para o Brasil. E valoriza o nosso estádio. Entra na lista dos bens de patrimônio da cidade, vai ajudar o clube a dar mais visibilidade ao estádio e ao Tour da Colina - disse.

A diretoria Cruz-Maltina tem um projeto de revitalização de todo o complexo de São Januário. O clube segue em busca de investidores para financiar as obras e pretende entregá-las até 2023.

< Inscrições abertas para cursos gratuitos em Maricá Bolsonaro critica restrições impostas por governadores <