Sem Abel, Flamengo tenta garantir vaga na Libertadores contra LDU

Flamengo embarcou para Quito disposto a alcançar a vaga nas oitavas de final. Foto: Alexandre Vital/Flamengo

FFlamengo depende apenas de um empate para garantir a vaga para a próxima fase da Copa Libertadores. Líder do Grupo D com nove pontos ganhos, o atual campeão carioca vai enfrentar a LDU, nesta quarta-feira, às 21h30, no estádio Casa Blanca, em Quito. O Rubro-negro terá um sério desfalque no banco de reservas já que o técnico Abel Braga foi suspenso pela Conmebol por atraso na volta do intervalo na derrota para o Peñarol, no Maracanã.

O clube carioca já havia sido advertido por procedimento semelhante na partida diante do San José, em Oruro. O time deve ser comandado pelo auxiliar técnico Leomir. A LDU joga todas as suas fichas nesta partida. A equipe equatoriana ocupa a terceira colocação com quatro pontos e só seguirá vivo na competição se conseguir a vitória.

Sem tempo para festejar a conquista do título carioca, o Flamengo embarcou para Quito disposto a alcançar a vaga nas oitavas de final. Para a comissão técnica, é importante voltar do Equador com a classificação assegurada porque o último jogo será diante do Peñarol, em Montevidéu e o clima deve ser de hostilidade depois dos conflitos ocorridos entre torcedores no jogo de ida no Maracanã.

O time ainda não está definido, mas é certo o retorno do atacante Bruno Henrique que não participou da segunda partida da decisão por estar cumprindo suspensão. Com a volta do goleador, Abel tem algumas alternativas para montar a equipe do meio para frente, e o único garantido entre os onze, além de Bruno Henrique é Everton Ribeiro.

Cuéllar e William Arão formarão a dupla de volantes, e Diego, Arrascaeta e Gabigol disputam as duas vagas restantes. Nos últimos jogos, Abel testou todas as combinações, mas resta saber qual será sua opção nesta quarta. A tendência é que Diego e Gabigol comecem jogando.

Para o artilheiro Gabigol, o jogo é decisivo para as duas equipes e o Flamengo vai encarar a partida de como de “vida ou morte”. A altitude de 2800 metros de Quito não está sendo vista como obstáculo para a equipe da Gávea, muito motivada com a conquista do Campeonato Carioca depois de derrotar o Vasco em duas partidas.

A LDU interrompeu uma sequência de oito partidas sem vitórias ao derrotar o Emelec no último final de semana pelo campeonato local, mesmo utilizando uma equipe recheada de reservas para poupar os titulares para o confronto da Libertadores. A equipe dirigida por Pablo Repetto sabe que uma vitória sobre o Flamengo é a única de devolver a paz ao grupo que vem sendo afetado por desentendimentos entre os jogadores em função dos maus resultados acumulados na temporada.

Para aumentar o poderio ofensivo da equipe, Repetto poderá contar com Anangonó, artilheiro do time, que não participou do jogo disputado no Maracanã porque precisava resolver problemas pessoais. Para o zagueiro Anderson Júlio, um dos líderes da equipe, a LDU não pode deixar o Flamengo assumir o controle do jogo porque a equipe brasileira tem muita qualidade técnica e poderá criar problemas para o time da casa. “Não acredito que eles vão sair para jogar de igual para igual, mas se fizerem isso, vamos aproveitar os espaços que nos derem”, declarou.

Peñarol joga e torce pelo Fla

Segundo colocado do Grupo D, com os mesmos nove pontos do Flamengo, o Peñarol, do Uruguai, pode garantir sua classificação para as oitavas de final da Taça Libertadores mesmo que perca para o San José, da Bolívia, em partida programada para o estádio Jesus Bermudez, em Oruro. Isso acontecerá se a LDU não conseguir derrotar o Flamengo na outra partida da chave. Caso a LDU vença, o Peñarol só se classificará com a vitória. O San José tem apenas um ponto ganho e sua única motivação é conquistar a primeira vitória na competição.

(Gazeta Esportiva)

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *